Exposições de 12 artistas serão abertas na próxima terça-feira (25), às 19h, no Solar do Barão, apresentando um recorte da atual produção curitibana de arte contemporânea. Os artistas mostram o resultado dos projetos que foram contemplados no edital Bolsa Produção para Artes Visuais 2009. Todos receberam recursos do Fundo Municipal da Cultura para a realização dos trabalhos. Durante a semana também serão realizados debates com os artistas e curadores que fizeram parte da comissão de seleção do edital.

O programa Bolsa Produção para Artes Visuais é uma iniciativa da Fundação Cultural de Curitiba, concebida com o objetivo de incentivar diretamente as manifestações de artes visuais desenvolvidas na cidade. Os artistas participantes são Ana Bellenzier, Clovis Cunha, Deborah Bruel, Gilberto Kosiba, Joana Corona, Margit Leisner, Pierre Lapalu, Marisa Weber, Nicole Lima, Gustavoprafrente, Juliana Gisi e Mainês Olivetti.

Os projetos em várias técnicas foram selecionados por uma comissão de curadores e críticos de arte composta por Rubens Mano, Paulo Reis, Marília Panitz, Simone Landal e Ana González (coordenadora do programa Bolsa Produção para Artes Visuais). Durante o desenvolvimento dos seus projetos, os artistas contaram com o acompanhamento dos integrantes da comissão de seleção. Com isso, puderam agregar, durante o processo, a opinião e a orientação de especialistas.

Além das exposições, estão programadas uma mesa-redonda e dois encontros de artistas com o público. A mesa-redonda, na quarta-feira (26), às 19h, reunirá o integrantes da comissão de seleção. Na quinta-feira (27), uma parte dos artistas falará sobre seus processos de trabalho. Participam do encontro Joana Corona, Marisa Weber, Juliana Gisi, Margit Leisner, Ana Bellenzier e Deborah Bruel. Na sexta-feira (28), será a vez de Mainês Olivetti, Nicole Lima, Clovis Cunha, Pierre Lapalu, Gustavoprafrente e Gilberto Kosiba.