A Sala Scabi/Solar do Barão (Rua Carlos Cavalcanti, 533) inicia hoje a série Intermezzo de 2003, apresentando concerto com a Família Brandão, às 19h30. É uma boa oportunidade de rever o trabalho coletivo dessa tradicional família curitibana de músicos. A série Intermezzo é dedicada à música de câmara, com nove concertos programados até dezembro.

As irmãs Maria Ester (violino), Maria Alice (violoncelo) e Zélia (flauta transversal), acompanhadas do violista Koiti Watanabe, marido de Maria Ester, vão tocar composições de Villa-Lobos. A última vez que os quatro se apresentaram em público juntos foi há cerca de três anos, durante a série Música nos Museus.

Aprendiz experiente

Está em lançamento o 23.º disco de Guilherme Arantes, o CD Aprendiz (Som Livre). Seu novo trabalho traz um “romantismo engajado”, fruto de sua mudança para a Bahia, da criação do Instituto Planeta Água, uma ONG que ele estabeleceu para ensinar biologia nos manguezais. O engajamento também se traduz em músicas como O mundo pode acabar, que fala da intolerância racial e cultural, da necessidade da paz e do desarmamento dos espíritos para a sobrevivência da nossa espécie.

E nessas trilhas da vida Guilherme sempre vai e volta. Volta aos anos setenta, cantando Tim Maia, volta com a batida característica dos anos 80, volta aos clássicos, como Debussy, Bussine e Ravel, volta ao piano, ao pop eletrônico, e ao romantismo escancarado, repara Diléia Frate, assegurando: “E vai em frente com a segurança da experiência”.

A faixa Casulo está incluída na novela Agora é que são elas, sendo o 24.º tema de Guilherme em trilhas de novelas. O videoclipe da música será feito pelo Núcleo de Cinema e Vídeo da Universidade Estácio de Sá, cabendo aos alunos a responsabilidade de criar, desenvolver e produzir, e com isso ganharem mais experiência para o mercado.

Notas na pauta

* Chega às rádios a partir de amanhã a música Sugar, na voz de Marina Lima, num lançamento da EMI. A música integra o repertório do álbum Acústico MTV, que estará na praça em junho.

* Sony Music informa: The Offspring está em estúdio gravando seu novo disco com o produtor Brendan O’Brien, em Los Angeles. O álbum chama-se Chinese democracy, que também foi o título de um álbum do Guns N’Roses.

* Boom!, o novo e polêmico clipe do System of a Down, traz imagens das passeatas contra a guerra do Iraque. Os participantes cantam trechos da música que está mesclada com a voz de Serj Tankian, vocalista da banda. Mas a polêmica não se resume às imagens das manifestações. Bush, Blair, Saddam e Bin Laden aparecem montados em mísseis, lado a lado, quando os artefatos se rebelam e jogam os quatro em queda-livre, vestindo apenas roupas íntimas.

Perfil suingado

Jorge Aragão é um dos artistas da série Perfil da Som Livre. O CD está fabuloso em suas catorze faixas. Com este CD, os fãs podem aposentar a gravação pirata de Ave Maria. A canção no cavaquinho é a 13.ª faixa do disco. Vasco Borges soube selecionar muito bem o repertório, que contempla obras de Jorge Aragão, com ou sem parceiros, e outras composições que ele soube tirar bom proveito, como Você abusou, de Antônio Carlos e Jocafi.

A revelaçãomasculina

John Mayer, cantor e compositor americano de Connecticut, 25 anos, vem conquistando os EUA. E ganhou o prêmio de melhor performance vocal masculina no Grammy deste ano, com a música Your body is a wonderland, do disco Room for Squares, que está em lançamento no Brasil pela Sony. O CD já vendeu 2,5 milhões de cópias nos EUA e comprova o sucesso do cantor, que conta com a aprovação de Elton John.

Caia na gandaia!

Agora ao vivo, Kaya n’Gan Daya (Warner/Som Livre), reprisa o sucesso de Gilberto Gil entoando as canções de reggae do imortal Bob Marley. O CD está entre os mais tocados e os mais vendidos, além de se destacar em videoclipe. São dezessete faixas, encerrando com o estrondoso sucesso que, por sinal, não é nem de Gil nem de Marley: Esperando na janela.