A editora do Tribuna Pop, Danielle Blaski, acompanhou de perto toda a movimentação dos seis dias de Crystal Fashion, que acabou ontem, e trouxe um pouco dos bastidores e tendências da moda que já está circulando nas ruas.

Moda curitibana

Grifes de destaque no cenário nacional agitam a agenda dos fashionistas locais e fazem de Curitiba ponto de parada para as celebridades.

Muito mais do que um desfile de modas e tendências, o Crystal Fashion em Curitiba é o grande evento para reunir celebridades, modernetes, gente descolada e, claro, patricinhas e socialites interessadas em saber em quais peças investir seu dinheiro e assim reinventar o guarda-roupas. Talvez mais que isso: também ver, ser vista e, de preferência, fotografada para colunas sociais e sites badalados.

A semana de moda da cidade, que terminou ontem, foi marcada por personalidades de todas as grandezas, que contribuíram para colorir os lounges, estandes e desfiles.

Nota zero

O desfile mais disputado de todo o Crystal Fashion foi o da TNG, na quarta-feira, que teve a presença da mais nova celebridade instantânea produzida pelo Big Brother Brasil, o músico Rafinha, vencedor do reality show. Além da imprensa, que sempre marca presença nestes eventos, a platéia era formada principalmente por jovenzinhas munidas com suas câmeras digitais para flagrar o moço que distribuía beijinhos no ar enquanto desfilava. Curiosamente, porém, mães e avós também estavam lá para tietar o garoto, reforçando o coro das meninas.

Rafinha, literalmente, encarnou o tema da nova coleção da TNG: ?Se a vida é um teatro, a moda também pode ser?. O moço, que na televisão parecia ser a pessoa mais meiga do mundo, ao vivo perdeu o encanto.

Diante dos jornalistas, não fez mais que distribuir sorrisos e posar para algumas fotos.

Foi monossilábico, limitando-se ao ?maneiro?, ?legal?. A ?desculpa? dada foi, por causa do contrato com a Globo, ele não poderia falar com outras emissoras de televisão. No ano passado, entretanto, Diego Alemão – que desfilou para a mesma TNG – foi bastante simpático com a imprensa. Pura decepção!

Papel a mais

A primeira noite de desfiles da 18.ª edição do Crystal Fashion ganhou muitos pontos com a presença do ator Júlio Rocha na passarela para o desfile da Croqui, que abriu o evento. Bastante simpático, além de mostrar as peças da coleção outono-inverno da marca, Júlio esbanjou simpatia para o público.

Nos bastidores, ele contou que encara a passarela como mais um dos papéis que encarna. São 11 anos de profissão e agora um papel de destaque, como o motorista João Batista, em Duas caras. Nos próximos dias, seu personagem vai ganhar ainda mais destaque na trama, ao se aliar à vilã Sílvia, de Alinne Moraes. ?Tinha expectativa pequena em relação à novela, sempre me frustrava porque criava expectativa. Dessa vez, ganhei espaço?. Assim que acabar a novela, Júlio vai se dedicar às filmagens de um longa-metragem e também quer voltar a atuar no teatro.

Para o inverno, a Croqui mostrou que terá cores sóbrias e brilhos. As peças chegam acinturadas e com decotes, dando feminilidade à estação do frio. Transparências, couro e matelassê, macacões junto a cardigans também estão entre as apostas da estação.

Maquiagem

Deborah Secco desfilou para a grife paranaense Puramania que apresentou outra peça indispensável, a calça com cintura alta.

Fora da passarela, Marcos Costa, o make-up artist da Natura, foi o grande ?acontecimento? do segundo dia do Crystal Fashion. Além de falar das tendências para maquiagem neste inverno, ele deu uma verdadeira ?aula? de maquiagem para as mulheres que passaram pelo lounge da Natura. Marcos aproveitou para dar dicas preciosas para maquiagens do dia-a-dia e também para datas especiais e eventos. A Natura aproveitou o evento de moda na capital paranaense para apresentar o novo gerente regional da empresa, Luís Bueno, que agora responde por todas as ações na Região Sul. Segundo Bueno, o objetivo da descentralização administrativa da empresa de cosméticos se deve às diferenças regionais do Brasil. ?Assim podemos desenvolver ações direcionadas para os clientes, já que os públicos são muito distintos?, explica.

Passando a faixa

A Miss Brasil Natália Guimarães, que se prepara para passar sua faixa adiante, foi homenageada pelo Shopping Crystal Plaza e sua Associação de Lojistas. ?Senti até um arrepio?, brincou Natália, ao receber a homenagem das mãos da primeira-dama Fernanda Richa. Depois, a miss subiu na passarela para mostrar as roupas femininas da Rampage, que apresenta peças bem construídas e excelentes acabamentos.

Urbanidades

Montada em uma supermoto, a atriz Deborah Secco chegou arrasando para o desfile da paranaense Puramania. Moda urbana, com jeans bem marcado ao corpo se mistura à malharia e aos tricôs para encarar o inverno. Com seu jeito descolado e ao mesmo tempo chique, Deborah empresta sua imagem à grife pela segunda vez consecutiva.

Elegância

A modelo e atriz Angelita Feijó emprestou sua elegância para a grife Liliana Castellaños, uma das boas novidades deste Crystal Fashion. A conceituada marca boliviana inaugura, no mês que vem, sua primeira loja no Brasil, no Shopping Crystal Plaza, em Curitiba. Liliana Castellaños é hoje uma das maiores expoentes latino-americanas no seleto mundo da alta moda internacional.

Seus desenhos estão em boutiques nas principais capitais do mundo. A coleção outono-inverno foi inspirada em Jaqueline Onassis, que transpirava elegância tanto nas roupas quanto nas atitudes. A grife investe nos casacões que tanto fazem sucesso entre as curitibanas nos dias mais frios do ano. Uma moda que com certeza vai pegar por aqui.