As crianças vêm conhecendo os animais através da televisão e, na ausência de espécimes ao vivo, as páginas de livro oferecem muitas chances. “Nos meus livros só tinha urso, elefante, leão… só bichos que não existem no Brasil. Assim, eu me acostumei a pensar que os bichos selvagens daqui eram talvez poucos…”, recorda Gabriela Briochi, que propõe à criança conhecer mais sobre a fauna brasileira em Bichos do Brasil (Odysseus Editora).

Duas Gabrielas se juntaram para fazer o livro, a outra é Zuquim de sobrenome e bióloga por profissão. Em 40 páginas bem ilustradas por Gabriela Briochi, surge a natureza muito bem combinada com diversão, arte e ciência. E se está pensando em que animal se enquadra na letra Z de Bichos do Brasil, pode ir tirando a zebra do meio do caminho. As duas Gabrielas encontram o zorrilho e se quiser saber que bicho é esse, leia o livro.

Outro lançamento com o mesmo tema é Novos Brasileirinhos – Poesia para os Bichos Mais Especiais da Nossa Fauna (Editora Cosac & Naify), com poesia de Lalau e desenhos de Laurabeatriz. É o segundo volume de uma série que tem por finalidade apresentar às crianças os animais da nossa fauna que se encontram em extinção. Lúdico e leve, não pretende empunhar bandeiras ou impor regras, a intenção dos autores é de conscientizar naturalmente as crianças. Com desenhos coloridos dos bichos em seu habitat natural, o livro conta, em forma de poesia, o que os nossos animais comem, como são, onde vivem, o que gostam de fazer, além de informações básicas paa a criançada tomar contato com a importância da preservação.