O Festival de Arte da Rede Estudantil (FERA) começa amanhã (1º), em Curitiba, e até o próximo dia 07, a cidade será contemplada com muita arte e diversão para alunos, professores e toda a comunidade. A abertura será às 19 horas, na praça Nossa Senhora do Salete, com a presença do cantor e compositor Chico Cesar.

Ao todo, nos sete dias do Festival, aguarda-se a participação de aproximadamente 5 mil alunos ? sendo 3 mil da rede estadual e 2 mil vagas disponibilizadas aos estudantes da rede municipal de educação de Curitiba ? e ainda de 550 professores.

A quinta etapa do Festival envolverá alunos e professores de 45 municípios pertencentes aos núcleos regionais de Paranaguá, União da Vitória, Área Metropolitana Norte, Área Metropolitana Sul e Curitiba. Entre os objetivos do Festival estão a inserção da arte no cotidiano escolar, a valorização interdisciplinaridade e o debate sobre o papel da cultura na formação e transformação das pessoas.

Para isso, esta etapa contará com 95 oficinas ? 42 voltadas aos alunos da rede estadual, 23 aos alunos da rede municipal, 10 aos professores e 20 atividades culturais ? que abordam atividades como literatura, dança, teatro, artes plásticas e música. Definido pelo secretário Maurício Requião como o ?reencontro da educação com a cultura e a arte?, o FERA, que já está na segunda edição, tem este ano como tema central a cultura brasileira. Durante o Festival são realizadas oficinas de educação e arte homenageando alguns expoentes paranaenses como Helena Kolody, Odelair Rodrigues, Brazílio Itiberê, entre outros.

Balanço das etapas anteriores ? O Fera já percorreu quatro regiões até o momento, tendo como sede as cidades: Maringá, Umuarama, Londrina e Dois Vizinhos. Nas quais participaram aproximadamente 20 mil alunos e 2,2 mil professores de 209 municípios que participaram de 271 oficinas, sendo 231 voltadas aos alunos e 40 aos professores.