O primeiro capítulo do Litercultura Festival Literário de Curitiba acontece na próxima quinta e sexta-feira, dias 29 e 30 de maio no Teatro Paiol e tem como tema Cultura e Futebol, contando com três paineis. Em sua segunda edição, o festival será dividido em quatro capítulos ao longo do ano de 2014, na deliberada missão de conectar a literatura com as várias linguagens da arte. Este primeiro capítulo está inserido na Semana Cultural da Fundação Cultural de Curitiba.

Às vésperas do início da Copa do Mundo da Fifa, no dia 29 o crítico e poeta espanhol Adolfo Montejo Navas e o jornalista inglês e comentarista esportivo Tim Vickery compõem a mesa “Futebol e cultura: da história real e do mito”,na qual debatem a cultura do futebol no Brasil. Tim vive no Brasil e é correspondente de futebol sulamericano para a rede BBC de Londres. Adolfo também reside no Brasil há 14 anos e atua como correspondente da revista de arte internacional Lápiz, além de colaborar para veículos locais como o jornal de crítica K de São Paulo.

No dia 30, acontece a exibição do documentário “Dossiê 50 – comício a favor dos náufragos”, do jornalista Geneton Moraes Neto, que trata dos 11 jogadores brasileiros que disputaram a final da Copa do Mundo em 1950, seguido de bate-papo com o autor. Geneton trabalha na Rede Globo de Comunicação desde 1985 e já atuou como editor do Jornal da Globo e do Jornal Nacional, correspondente do canal Globonews e do jornal O Globo na Inglaterra, além de repórter e editor-chefe do programa dominical Fantástico. Na mesma data, o bate-papo “O futebol como personagem de romance” apresenta a obra aclamada pela crítica “O Drible”, do ficcionista, crítico literário e jornalista Sérgio Rodrigues. Sérgio, que em 2011 ganhou o Prêmio Cultura do Governo do Estado do Rio pelo conjunto de sua obra, contará um pouco de sua experiência, que inclui a atuação nos principais veículos de imprensa brasileiros como como Jornal do Brasil, Folha de S.Paulo, O Globo e TV Globo.

O Litercultura tem direção geral de Manoela Leão e curadoria de Mário Hélio Gomes. Este ano, o festival tem patrocínio da Volvo e do Banco Itaú. Toda a programação do festival literário é gratuita.

Sobre o Litercultura

O Litercultura aconteceu pela primeira vez em 2013, em Curitiba. Trata-se de um festival de literatura com ênfase na leitura, não se limitando a ser uma festa ou uma feira. Pelos palcos do Litercultura passaram escritores, atores, músicos, tradutores, jornalistas e pessoas interessadas no ato de ler. Alberto Manguel, Ana Maria Machado, Chico César, Cristóvão Tezza, Gonçalo M. Tavares, Miguel Sanches Neto, Sílio Boccanera e vários outros estiveram celebrando com os melhores leitores, o público. Site: www.litercultura.com.br I Facebook:www.facebook.com/litercultura