Faltando dois meses para o início do 35.º Festival de Cinema de Gramado, que se realiza entre 12 e 18 de agosto, a Comissão organizadora deste, que é o maior festival de Cinema do Brasil, já está em contagem regressiva. Este ano o evento ganhou um dia a mais, começando no domingo e se estendendo até o sábado. As inscrições para os filmes que pretendem participar da mostra competitiva podem ser feitas no site www.festivaldegramado.net até o próximo dia 20 de junho.

A intenção do presidente do Festival de Cinema de Gramado, Alemir Colleto, é fazer desta edição uma das mais marcantes da história do festival, que acontece ininterruptamente há 35 anos. ?Queremos marcar o Festival de Gramado como uma importante mostra internacional de cinema com ênfase no cinema brasileiro. Temos por finalidade apresentar uma parcela representativa da recente produção brasileira e internacional e contribuir para a divulgação e o debate do setor no país.?

Júri popular será ampliado

O novo conceito do júri popular, iniciado na 34.º edição do festival, volta agora em caráter definitivo e de forma mais ampla. Este ano as parcerias para a escolha do júri popular serão com os principais jornais de oito estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A única tarefa destes jurados será assistir a todos os filmes da mostra competitiva em longas nacionais e estrangeiros. Diferente do que acontecia anteriormente, quando o júri popular era formado pela platéia que assistia aos filmes. Desta forma, ?estamos qualificando o júri popular?, salienta Alemir Coletto.