Adailton Pupia foi um dos selecionados para a eliminatória.

O 2.º Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola realizará sua última eliminatória, no dia 18 de setembro, às 20h, no Teatro Guaíra, em Curitiba. Nesta última fase, o festival contará com 13 violeiros de cinco cidades diferentes, entre elas Curitiba (PR), Içara (SC) e Avaré (SP). A eliminatória de Curitiba promete repetir o sucesso das anteriores e trazer gratuitamente ao público um bom espetáculo com seus 13 concorrentes e um show de abertura com o violeiro Paulo Freire. A final do Prêmio será em São Paulo, no dia 1.º de novembro, no Teatro Alfa.

Paulo Freire é um violeiro já consagrado, compôs e executou diversas trilhas para seriados, programas de TV e filmes, como Grande Sertão: Veredas, Deus é Brasileiro, de Cacá Diegues e para o Globo Rural, da Rede Globo.

O Prêmio Syngenta foi lançado com a finalidade de estimular a produção de novas composições instrumentais e facilitar o surgimento de novos intérpretes. Para Ivan Vilela, curador e jurado, ?a segunda edição do Prêmio Syngenta mostra novamente a viola que persiste e se recria a cada instante nas mãos do povo brasileiro. Composições dos mais diversos estilos e gêneros estão presentes. Violeiros consagrados e violeiros desconhecidos do público estarão se encontrando nesta mostra, que expressa o quão diversa e exuberante é hoje a música de viola?, diz.

Com o encerramento das eliminatórias, o júri indicará as 16 músicas finalistas que serão apresentadas na final, em São Paulo. Os vencedores receberão prêmios em dinheiro.

Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro Guaíra – Sala Salvador de Ferrante: Rua XV de Novembro, 971, Centro, Curitiba. Mais informações: (41) 304-7982.