Foto: Divulgação

 A orquestra é formada por jovens músicos antoninenses.

Esta é uma semana marcante para a vida cultural da cidade de Antonina. Depois de amanhã, dia 24, às 21h, a Filarmônica Orquestra Show, grupo musical formado por jovens instrumentistas antoninenses, vai lançar o primeiro disco de carreira em Curitiba, numa única apresentação no Canal da Música (Rua Júlio Perneta, 695).

Este espetáculo, com entrada gratuita, é a consagração de um projeto direcionado para crianças e adolescentes, que começou há 30 anos com a criação da Filarmônica Antoninense e já atendeu 4 mil alunos em diversos cursos de instrumentos. O show de lançamento, que será gravado para o especial de Natal da TV Educativa, tem um repertório eclético e traz clássicos de Pixinguinha, Glenn Miller, Adoniran Barbosa, Schubert e, quem diria, até do ?síndico? Tim Maia. A Filarmônica – que tem regência do maestro Denis da Silva – promete surpreender o público.

O diretor da Filarmônica Orquestra Show, José Carlos Couto, conta que os jovens instrumentistas têm seu trabalho musical diversificado, podendo atuar como banda musical (Filarmônica Antoninense) ou como orquestra. ?A banda mantém as raízes e as belas tradições brasileiras. Já a orquestra, criada em 2001, traz a modernidade e a renovação, apresentando-se com os modernos recursos de produção, repertório eclético e visual enriquecido por coreografias realizadas pelos músicos?, diferencia. O diretor explica que os músicos têm, em média, 16 anos de idade e que o atual regente, Denis da Silva, com 28 anos, teve toda a sua formação musical na filarmônica, quando ingressou com 9 anos e agora, além de maestro, também é professor de trombone e de teoria musical.

Couto diz que não existe incompatibilidade entre os dois trabalhos – ?eles são complementares? – e que os jovens desenvolvem com o mesmo interesse suas atividades tanto na orquestra como na banda. Isso pode ser visto no currículo de premiações da Filarmônica Antoninense que, em três décadas de história, foi 22 vezes campeã paranaense, três vezes campeã brasileira e ainda conquistou uma vez o título de melhor banda sinfônica da América do Sul.

A Filarmônica Orquestra Show, criada no Festival de Inverno da UFPR em 2001, é formada por saxofones, clarinetes, trompetes, trombones, trompas, bateria, percussão, teclado, guitarra e baixo eletrônico. Os ensaios acontecem numa sede própria que em tempos idos foi uma fábrica de palmitos-, e oferecem diversos cursos, funcionando como um centro de formação musical.

Serviço:
Filarmônica Orquestra Show. Lançamento do CD, dia 24, quinta-feira, às 21h, no Canal da Música (R. Júlio Perneta, 695). Entrada franca.

Informações (41) 9927-0328