Um dos maiores sucessos da atual temporada, o filme "A Queda! As últimas horas de Hitler" entra em cartaz na programação de cinema da Fundação Cultural de Curitiba e será apresentado no próximo domingo (03), às 16h10, na Cinemateca (R. Carlos Cavalcanti, 1174), com ingressos a apenas R$ 1,00. O filme relata os últimos dias da vida do ditador nazista, passados num quarto de segurança máxima, depois do final da Segunda Guerra Mundial.

A história de "A Queda!" é conduzida por Traudl Berkel, que trabalhou como secretária de Adolf Hitler. Os personagens principais são interpretados pelos atores Bruno Ganz e Alexandra Maria Lara, sob a direção de Oliver Hirschbiegel.

Continuam na programação de domingo os filmes infantis "Robôs" e "A viagem de Chihiro" e a produção nacional "Casa de Areia", com Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, todos com ingressos a R$ 1,00. "Casa de Areia" estará no Cine Luz (R. 15 de Novembro, 822) às 17h, 19h e 21h. O filme gerou grande expectativa em seu lançamento pela atuação das duas atrizes, que vivem na tela o papel de mãe e filha, sob a direção de Andrucha Waddington.

A saga das personagens no labirinto de areia dos Lençóis Maranhenses atravessa duas gerações. Começa em 1910, quando Áurea (Fernanda Torres) chega em caravana a um lugar inóspito, à procura de terras que o marido (Ruy Guerra) acredita serem prósperas. Nesse lugar, a única companhia feminina é sua mãe, Dona Maria (Fernanda Montenegro). Grávida e inconformada com o destino de viver ali, Áurea faz de tudo para encontrar uma saída. São 59 anos convivendo com a iminência da partida.

Infantis

Nas sessões das 10h e 14h30, será exibido no Cine Luz o desenho animado japonês "A Viagem de Chihiro", de Hayao Miyazaki. O filme conta a história de Chihiro, uma mimada garota de 10 anos que fica furiosa quando os seus pais lhe contam que estão de mudança para outra cidade. Em meio a lembranças de seus amigos, Chihiro percebe que seu pai se perdeu no caminho para a nova cidade, parando num túnel aparentemente fantasma. Famintos, os pais de Chihiro decidem comer a comida que está disponível numa das casas. Chihiro encontra o garoto Haku, que pede para que ela saia da cidade o mais rápido possível. Mas já é tarde: os pais se transformaram em gigantescos porcos. É o início da jornada de Chihiro num mundo povoado por seres fantásticos.

"Robôs" estará em cartaz às 10h e às 14h30, na Cinemateca. O filme de animação, dirigido por Chris Wedge, mostra um mundo onde os robôs são como seres humanos, indivíduos com personalidades distintas. Um deles é Rodney Lataria (voz de Reynaldo Gianecchini na versão em português), um esperto inventor que tem o sonho de ir para Robópolis e conhecer seu ídolo, o Grande Soldador. O longa é co-dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, que trabalhou na animação de "A Era do Gelo" (2002). Às 19h e 21h, a Cinemateca estará exibindo a Mostra do Cinema Europeu.

Nos outros dias da semana, a Cinemateca apresenta, na sessão das 15h, "A Queda! As últimas horas de Hitler", e às 19h e 21h os filmes da Mostra do Cinema Europeu. O Cine Luz exibe Casa de Areia às 15h e 17h; às 19h e 21h, o cartaz é o filme "Bom Dia, Noite", do italiano Marco Bellohio. O filme conta sobre o seqüestro seguido de assassinato do primeiro-ministro da Itália, Aldo Moro, ocorrido em 1978. O ponto de vista do roteiro é de um dos criminosos, uma jovem cheia de conflitos internos que integra a Brigada Vermelha.