O Teatro da CAIXA apresenta, dia 13 de outubro, o projeto XX Narrativas do Século XX. Os autores desta edição são Franz Kafka, com “Narrativas do Espólio”, e Haruki Murakami, com a obra “Kafka a Beira Mar”.

Franz Kafka nasceu em Praga em 1883 e cresceu sob a influência das culturas tcheca e alemã. Formado em direito, fez parte da Escola de Praga, movimento com grande atração pelo realismo e traços irônicos. “Consideração”, de 1913, foi a primeira obra do autor. Suas obras mais famosas são: “A Metamorfose”, “O Processo”, “O Castelo”, “O Foguista” “A Sentença” e “O Artista da Fome”.

Nascido em Kyoto, em 1949, Haruki Murakami mora em Tóquio, depois de anos nos Estados Unidos. Suas obras são sucesso entre a crítica e o público, rendendo ao autor diversos prêmios literários. Murakami ficou conhecido com “Norwegian Wood”. Entre as obras traduzidas para o português estão “Caçando Carneiros”, “Dance, Dance, Dance”, “Minha Querida Sputnik”, “Kafka à Beira-mar” e “Após o Anoitecer”.

XX Narrativas do Século XX

O projeto propõe uma leitura mensal, sempre nas quartas, composta por dois textos de autores da literatura universal. A intenção é expor e comparar a panorâmica da literatura mundial no século XX, em que o homem é visto como o “contador de histórias”, em todas as diferentes maneiras de se contar a cultura.

Mauro Zanatta, coordenador do evento, afirma que o amplo repertório visa “conquistar interessados através do envolvimento de outras culturas e raças, permitindo também uma discussão mais abrangente, de caráter sociológico, filosófico e até pedagógico”.

XX Narrativas do Século XX valoriza a vocalização das leituras e dá atenção à palavra, às melodias e aos ritmos dos textos, por entender que este é o caminho para devolver aos textos a sua função primordial: a de serem lidos e ouvidos. “Acreditamos que com esta proposta estimulamos as pessoas para que se interessem pela palavra nas suas mais diversas formas”, confia Zanatta.

Serviço:

XX Narrativas do Século XX – Franz Kafka e Haruki Murakami
Teatro da CAIXA
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR
Data: 13 de outubro
Horários: quarta 20h
Ingressos: 01 (um) livro não didático
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de quarta a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)