A Fundação Cultural de Curitiba lançará nesta terça-feira (7), às 18h, na Casa da Leitura Dario Vellozo, o livro “Apartados”, do escritor chileno Rodrigo Naranjo. A obra, que foi traduzida por Cristiano Moreira e Miguel A. S. Rodriguez, resultou numa coedição bilíngue e ilustrada pelas editoras Papaterra (Brasil) e La Cebra (Argentina).

O lançamento faz parte do Programa de Indagações de Escrituras Americanas, organizado pela Universidade Metropolitana de Ciências da Educação (UMCE), de Santiago (Chile), e pelo Instituto Caracol, da cidade brasileira de Navegantes (SC). Um dos objetivos do programa é discutir os limiares entre as escrituras e traduções das literaturas feitas na América Latina, desde o Atlântico até o Pacífico.

O trabalho de Rodrigo Naranjo tem como objetivo desmontar gêneros, narrativas e conceitos que definem ou reproduzem os hábitos que temos para compreender o espaço das literaturas regionais.

A produção do escritor, ampla e controvertida, desafia as tentativas de classificações e se destaca por possuir acidez e sarcasmo diante do estado e da partilhas dos espaços em que vivemos nestes tempos. Seu terceiro livro, “Apartados”, reúne 12 narrativas e é resultado de um longo trabalho de diálogo, tradução e discussão sobre o espaço das literaturas.

Serviço

Lançamento do livro “Apartados”, do escritor chileno Rodrigo Naranjo, com tradução de Cristiano Moreira e Miguel A. S. Rodriguez.
Local: Casa da Leitura Dario Vellozo (Palacete Wolf – Praça Garibaldi, 7 – Setor Histórico).
Data e horário: dia 7 de fevereiro de 2012 (terça-feira), das 18h às 21h. Entrada franca.