A Fundação Cultural de Curitiba apresenta neste fim de semana três espetáculos de teatro de bonecos, com entrada gratuita, no Bondinho da Rua XV, no sábado, e no Teatro da Maria e no Teatro do Piá, no domingo.

No sábado, às 11 horas, o Bondinho da Rua XV recebe a peça O menino que virou burro, de Valdemiro Bordenowski. Com duração de 40 minutos, a peça utiliza fantoches para contar a história do menino que foi transformado em burro por uma bruxa. Citado como o bonequeiro mais antigo do Paraná ainda em atividade, Bordenowsky tem 70 anos dedicados ao teatro de bonecos, sempre emocionando o público infantil.

O Teatro do Piá terá como atração no domingo, às 11 horas, a montagem Respeitável Público de Manoel Kobachuk. A peça é inspirada no mundo e magia do circo, palco e picadeiro de estórias para adultos e crianças.

O Teatro da Maria recebe no domingo, às 16 horas, o grupo Filhos da Lua, que sob a direção de Renato Perré apresenta a peça Urucum e o Fogo, uma coletânea de três lendas indígenas da região da Amazônia contadas de forma integrada: a lenda do Fogo, da Noite e de Tucuramá, a Felicidade.

O espetáculo será montado com bonecos de vara e luva, máscaras, figurino e adereços construídos com material natural inspirado no artesanato indígena paranaense; guarani e kaingangue. A trilha sonora de Urucum e o Fogo conta com o trabalho de pesquisa de Candiê Marques e Rogério Carvalho.

Serviço
Teatro de bonecos ? entrada franca

Sábado (24/09) ? 11 horas
Bondinho da Rua XV
Peça: O menino que virou burro

Domingo (25/09)
Teatro do Piá – 11 horas
Praça Garibaldi, 07 – Largo da Ordem
Peça: Respeitável Público
Teatro da Maria – 16 horas – Parque Barigüi
Peça: Urucum e o Fogo