A Fundação Cultural de Curitiba tem uma programação variada de filmes neste final de semana, com ingressos a apenas R$ 1,00 nas sessões de domingo do Cine Luz e da Cinemateca. Para as crianças serão exibidos "Música e fantasia" e "O castelo animado". Em outras sessões, estarão em cartaz "As invasões bárbaras", "Oldboy" e "A vida é um milagre".

O desenho animado "Música e fantasia", feito a partir de obras musicais clássicas, como o "Bolero" de Ravel, será apresentado às 10h e às 15h, na Cinemateca (R. Carlos Cavalcanti, 1174). Às 17h, 19h e 21h, o cartaz é o filme "As invasões bárbaras", Oscar de melhor filme estrangeiro. Dirigido por Denys Arcand, o filme narra os últimos momentos da vida de Rémy, seu reencontro com velhos amigos e a dificuldade de aceitar a realidade da morte.

No Cine Luz (R. 15 de Novembro, 822) será exibido, às 10h e 14h, o desenho japonês "O castelo animado", do mesmo diretor de "A viagem de Chihiro". No filme, a jovem Sophie é covardemente amaldiçoada por uma bruxa e se transforma em uma mulher velha e doente. Para não ser vista nesse estado, ela foge e acaba se refugiando no castelo do mago Hauru, onde encontra o demônio Calcifer e o mago Markos.

Às 17h o Cine Luz apresenta "Oldboy", uma produção da Coréia do Sul. No filme, o personagem Dae-su é seqüestrado e aprisionado num quarto de hotel por 15 anos sem explicação. Depois, é libertado levando consigo dinheiro, um celular e roupas claras. Enquanto tenta entender o motivo de seu aprisionamento e se vingar, descobre que seu seqüestrador ainda tem planos terríveis contra ele.

"A vida é um milagre" será apresentado na sessão das 20h do Cine Luz. O filme se passa numa pequena cidade da Bósnia, onde vive e trabalha o engenheiro Luka. Imerso no trabalho de construção de uma ferrovia, Luka ignora os boatos de que uma guerra está para estourar na região. Quando explode o conflito, a mulher abandona-o por outro homem e o filho é convocado para lutar no conflito. Para piorar a situação, Luka é nomeado pelo exército sérvio como guardião de Sabaha, uma refém muçulmana por quem acaba se apaixonando. Só que a mulher será usada como moeda no resgate de outro refém: seu filho Milos.

Alguns filmes permanecem em cartaz durante a semana. "As invasões bárbaras", na Cinemateca, às 15h, 17h, 19h e 21h; "Oldboy", no Cine Luz, às 15h e 17h30, e "A vida é um milagre", também no Luz, às 20h. Nesta sexta-feira (02), a Cinemateca não exibe "As invasões bárbaras" em suas duas últimas sessões, pois às 20h promove a pré-estréia do filme nacional "O Diabo a Quatro", de Alice de Andrade. No filme, quatro personagens se confrontam a todo momento em uma série de situações caóticas. No elenco estão Maria Flor, Márcio Libar, Marcelo Farias, Evandro Mesquita, Marília Gabriela e Ney Latorraca.