Devido ao grande interesse do público, a Galeria da Caixa prorrogou até o dia 4 de março a mostra de fotografias de Orlando Brito, que fazem parte de seu livro intitulado Poder, Glória e Solidão, uma viagem ao coração da política do Brasil.

O livro e a exposição retratam os sombrios momentos da chegada da Revolução de Março de 1964, com a dureza da censura e da tortura; dos movimentos populares pela redemocratização do país até os novos tempos; e da reconquista da democracia. 

Da época dos generais Castello Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo à posse de Luis Inácio Lula da Silva, em 2002, são apresentados fatos e personagens marcantes da vida brasileira. Cada um retratado de forma impressionante pela força dramática do preto e branco. São presidentes, militares, senadores e deputados, gente importante e gente do povo. São cerimônias palacianas e cenas de rua, atos de autoritarismo e manifestações democráticas, todas carregadas de informação e história.

Poder, Glória e Solidão é uma singular mistura de Fotografia e História. Mostra momentos emocionantes, como o movimento Diretas-Já, que levou milhões de brasileiros às ruas. Traz aos olhos, os tempos de José Sarney, Tancredo Neves, Ulysses Guimarães e outros tantos nomes da história mais recente do Brasil, passando pelo período turbulento de Fernando Collor de Mello, sucedido na presidência da República por Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.

?A idéia não é simplesmente mostrar ao público uma coleção de fotos bonitas ou não, bem comportadas ou irreverentes. É contar a trajetória de um período da História do Brasil, utilizando a fotografia como um emocionante e eficiente instrumento de memória e de informação jornalística?, diz Orlando Brito.

As 96 imagens da exposição Poder, Glória e Solidão, são ao mesmo tempo reveladoras e críticas, dentro de um rigor estético apurado e bem cuidado. Servem para dar face a um significante período da vida brasileira, obedecendo a linha do tempo. E, mais que tudo, colhidas pelo olho de um só fotógrafo. É um bom exemplo da adequada comunhão entre noticiar e comentar, um requinte da comunicação moderna.

Serviço:

Exposição de fotografias de Orlando Brito, do livro ?Poder, Glória e Solidão?. Até o dia dia 04/03/07, de terça à domingo (terça à quinta das 10 às 19 horas e sexta à domingo das 10 às 21 horas). A Galeria da Caixa fica na rua Conselheiro Laurindo, 280. Informações 2118-5111 e 2118-5233.