Ao andar por Curitiba você já encontrou com um dinossauro, um dragão e alguns objetos abandonados por vikings? Pois é, essa ação, inédita em Curitiba, foi pensada especialmente para trazer a capital paranaense o clima do Geek City que está programado para a próxima sexta-feira (30), sábado (31) e domingo (1), no Expo Barigui. Entre os convidados deste ano está Paul Zaloom, o Beakman, de O Mundo de Beakman.

A ação que transformou os pontos de ônibus em verdadeiros pontos turísticos para os admiradores do mundo geek, foi feita em parceria com a Prefeitura, a Gibiteca e o Vale do Pinhão. A ideia foi mergulhar a capital paranaense de uma forma divertida na cultura geek e preparar a todos para as experiências únicas que vão estar disponíveis no evento que é o maior da cultura pop do Sul do país.

+Viu essa? TV Cultura lança canal de vídeos só com clássicos

Machados e escudos de vikings são alguns dos elementos da cultura pop a se confrontarem com o cenário urbano de Curitiba, atingindo pontos de ônibus da cidade e interagindo com o imaginário popular. A intervenção urbana, que brinca com uma nova percepção dos elementos do cotidiano, também lembra que Alex Hogh Andersen, o Ivar da série de sucesso Vikings, desembarcará na capital e será o primeiro astro do seriado a marcar presença no Brasil durante os dias do Geek City.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Além da “invasão viking” por Curitiba, peças de dragões com mais de 3 metros de altura e Velociraptors imponentes de 4 metros também estão presentes em locais estratégicos da capital. Elas foram distribuídas nas estações Tubo do Parolin, Passeio Público, Terminal do Portão em frente ao MUMA e tubo da Praça da Ucrânia.

Com o apoio da URBS, as peças do mundo geek vão ficar disponíveis até o último dia do Geek City: 1º de setembro. Toda a ação tem outro objetivo: aproximar ainda mais a capital paranaense com o universo geek. “Curitiba já tem um histórico com a cultura geek e tudo isso criou um cenário para que o evento fosse um sucesso. É a segunda maior cidade envolvida com o cenário no país”, comenta Fulvio Pacheco, coordenador da Gibiteca de Curitiba e da área da ilustração da Fundação Cultural de Curitiba.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Atrações de 2019

O Geek City 2019 já conta com uma série de atrações confirmadas, como a participação de Alex Hogh Andersen, astro da série de sucesso Vikings; Paul Zaloom, o Beakman, de O Mundo de Beakman, show infantil que foi sucesso na TV nacional da década de 1990, além do elenco de Hermes e Renato, grupo de humor com passagens por MTV, Record e FX.

Os fãs de games vão prestigiar campeonatos de dois jogos de sucesso — Counter-Strike: Global Offensive e DotA 2 — e toda a ação acontecerá ao vivo na maior arena gamer do Sul do país. Além disso, um Concurso de Cosplay agita todos os dias com premiações e os personagens favoritos do universo geek passeando pelo evento.

+Leia também: Salas VIP do cinema do Jockey Plaza Shopping já estão funcionando; confira os preços!

A Galeria de Artistas UCI vai ser um espaço no evento destinado aos fãs de quadrinhos, trazendo artistas como James O’Barr, criador de O Corvo, o roteirista Rafael Calça e o desenhista Jefferson Costa, autores de Jeremias – Pele; além de Daniel HDR, que trabalha para editoras internacionais como DC Comics (Superman, Green Lantern Corps, Cyborg), Marvel Comics (Avengers, X-Men), DarkHorse (Digimon), entre outras. Além disso, as melhores startups da região vão ter um espaço especial para mostrarem suas novas propostas ao mercado e ainda receberem a visita de investidores.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

Serviço

Geek City 2019
Quando: de 30 de agosto a 1 de setembro
Onde: Expo Barigui, que fica na Avenida Cândido Hartmann, dentro do Parque Barigui
Quanto: individual R$ 60 (meia-entrada) por dia ou R$ 150 para os três dias de evento. O passaporte (para os três dias), inclui credencial personalizada e exclusiva do Geek City.

A venda é feita pela bilheteria oficial do evento, que fica no Shopping Estação, ou pelo site oficial do Geek City. Quem quiser pagar meia-entrada e ficar informado sobre o evento pode preencher os dados no formulário. O voucher vai ser enviado para o e-mail cadastrado em alguns minutos. A promoção não é acumulativa.

Exposição de Sandy & Junior tem roupas, cartas e instrumentos; veja fotos