Primeira biblioteca brasileira especializada em História em Quadrinhos, a Gibiteca guarda preciosidades que vão dos primeiros números do Pasquim a ?Tico-Tico?

A Gibiteca de Curitiba, primeira biblioteca brasileira especializada em história em quadrinhos e importante centro nacional formador de profissionais nessa área, está completando 20 anos de existência. Para comemorar o aniversário desse espaço democrático, que reúne ilustradores, designers, artistas plásticos, pesquisadores, professores, estudantes e simples amantes dos quadrinhos, a Fundação Cultural de Curitiba preparou uma festa aberta ao público. A programação tem início às 20h desta sexta-feira (13), no Centro Cultural Solar do Barão.

Exposições de trabalhos realizados por cartunistas curitibanos, mais a mostra ?Samurai Erótico? com quadrinhos da revista ?Maria Erótica?, de Claudio Seto, tomam conta do Museu da Gravura, a partir das 20h de sexta-feira (13). No sábado (14) e domingo (15), as salas da Gibiteca abrigam workshops, palestras e mesa redonda sobre Histórias em Quadrinhos, além de Feira de Fanzines que reúne publicações assinadas por artistas de Curitiba. No próximo dia 28 de setembro, será aberta no MuMA ? Museu Metropolitano de Arte a mostra ?Gibis Raros?, com exemplares do acervo da Gibiteca.

Dia 15 de setembro ? das 14h às 17h, workshop sobre o tema ?Super Heróis?, com a orientação do cartunista ALESSANDRO MENDES DUTRA. Local: Gibiteca de Curitiba ? Centro Cultural Solar do Barão (Rua Carlos Cavalcanti, 533). Vagas limitadas e inscrições gratuitas. Informações no local ou pelo telefone 321-3250; às 18h, mesa-redonda sobre o tema ?Produção Curitibana de Histórias em Quadrinhos e a Gibiteca de Curitiba?, reunindo artistas convidados. Local : Sala Scabi (Centro Cultural Solar do Barão ? Rua Carlos Cavalcanti, 533). Entrada franca.

Dias 14 e 15 de setembro ? das 14h às 18h, FEIRA DE FANZINES. Local: Centro Cultural Solar do Barão (Rua Carlos Cavalcanti, 533).
De 28 de setembro (abertura às 11h) a 10 de novembro ? MOSTRA DE GIBIS RAROS com exemplares do acervo da Gibiteca de Curitiba. Local: MuMA ? Museu Metropolitano de Arte (Centro Cultural Portão ? Av. República Argentina, 3.430). Horário de visitas: de terça a quinta-feira, das 13h às 19h; sextas-feiras, das 13h às 21h; sábados e domingos, das 15h às 19h. A entrada é franca.