Gidon Kremer estabeleceu sua reputação mundial como um dos violinistas mais completos de sua geração e foi baseada nas interpretações deste artista carioca Ana Andréa, da companhia Ana Andréa Arte Contemporânea, criou seu trabalho. O espetáculo ?Kremerata? ? criação coreográfica desenvolvida através do estudo musical de cinco álbuns lançados pelo músico ? é o que abre a noite de apresentações desta quarta-feira, no Centro Cultural Gilberto Mayer, às 19 horas. A entrada custa R$ 10 (estudantes pagam meia-entrada).

Segundo a coreógrafa e Ana Andréa, neste estudo foram percebidas as peculiaridades do ?tocar? de Kremer. ?A movimentação precisa, marcante e ríspida ? ora agressiva e ora doce ?, despertam diferentes relações do corpo no espaço. A trilha composta por Bach e Piazzolla remete a pluralidade do artista. A coreografia é firme e detalhista fazendo a ponte com a musicalidade de Kremer?, explica ela.

?Kremerata? tem duração de 9 minutos e é um trecho solo da coreografia de ?Somos Três, Embora Um?. ?A partitura de movimento acompanha a partitura musical do violino de Kremer?, explica Ana Andréa. Esta coreografia recebeu elogios da crítica dos jornais O Globo e Jornal do Brasil. Também recebeu o Prêmio Máster de melhor coreografia e interpretação no Festival Internacional de Dança do Rio de Janeiro e foi pré-selecionado para o Masdanza na Espanha, em 2002. Atualmente está em circulação pelo território nacional.

Profissional

Ana Andréa é graduada em ?Dança? e em Artes Plásticas no Rio de Janeiro. É bailarina com técnica em ballet clássico, dança moderna e dança contemporânea, mas trabalha exclusivamente com Dança Contemporânea desde 2001. Além disso, ainda trabalha como coreógrafa e pesquisadora do movimento e de técnicas corporais. Participou das companhias de Ana Vitória, Richard Cragun, Nós da Dança e Cia da Maré e atualmente é diretora do núcleo artístico Ana Andréa Arte Contemporânea ? companhia na qual vem desenvolvendo uma trajetória baseada na fusão de diferentes linguagens artísticas.

A partir de 2005, dedicou-se ao treinamento e reciclagem de profissionais da dança em diversas cidades brasileiras, ministrando workshops com aulas práticas e teóricas para formação de professores de dança. Ana Andréa ministra o curso ?O Papel do Trabalho Corporal na Interpretação do Bailarino? no 18º Festival de Dança de Cascavel.

Gidon Kremer

O artista é uma referência obrigatória no panorama contemporâneo do violino. Nascido em Riga, na Letónia, começou os seus estudos aos quatro anos com o seu pai e o seu avô, ambos instrumentistas. Aos sete anos iniciou a sua aprendizagem formal, ingressando em uma escola de música, e, dez anos mais tarde, recebeu seu primeiro prêmio artístico. Logo, iniciou um estudo mais centrado em sua carreira.

Alguns anos mais tarde lançou sucessos que o consagraram e o colocaram nos grandes palcos mundiais de concertos com as mais prestigiadas orquestras da Europa e da América. O repertório de Kremer é extenso, englobando as principais obras para violino dos períodos clássico e romântico. Na década de 1980, fundou um festival de música de câmara na Áustria. No final dos anos 90, assumiu a liderança artística do Festival de Gstaad (Londres) e fundou orquestra de câmara Kremerata Báltica que reúne jovens músicos de talento da Lituânia, Letónia e Estónia. Desde então, Kremer tem realizado viagens com esta orquestra, apresentando nas principais salas de concertos e festivais internacionais.

Quarta-feira

Após a apresentação de ?Kremerata? acontece a Mostra Avaliada no palco do Centro Cultural Gilberto Mayer, com exibição de quatro coreografias. Em seguida, 34 apresentações integram a Competição na modalidade Juvenil Avançado. ?Nesta categoria dançam bailarinos entre 15 e 17 anos com duração de até 5 minutos (solo, duo ou trio) ou até 7 minutos (conjunto)?, explica o coordenador do Festival de Dança, Luciano Biaggi.

O 1º Fica é uma realização da Prefeitura de Cascavel através da Secretaria da Cultura, com apoio da Secretaria do Estado da Cultura, Gruppo Ladri di Cuori, Teatro Guaira, Hotel Bourbon, Sesc/Cascavel, rpc/tv Oeste e Catve/Fundação Canal 20. Mais informações pelo telefone (45) 3222-8678, com a coordenação de Dança.

Serviço:
Espetáculo ?Kremerata?
Ana Andréa Arte Contemporânea
Centro Cultural Gilberto Mayer
19 horas
R$ 10 (estudantes pagam meia-entrada)
Mais informações pelo telefone (45) 3222-8678 (Dança)