O Fato está de aniversário. Em 2009 o grupo curitibano comemora 15 anos de muita música e personalidade. E não poderia haver melhor forma de festejar do que realizando um show: “15 anos de Fato”, agendado para os dias 7, 8 e 9 de agosto, no Teatro Paiol.

No espetáculo, os atuais integrantes Grace Torres (teclados e voz), Zé Loureiro Neto (bateria e percussão), Priscila Graciano (percussão, bateria e voz), Felipe Hickmann (teclados e voz), Daniel Fagundes (voz, violão e percussão) e Ulisses Galetto (baixo e voz) – estarão em cena com todos os ex-participantes do grupo: Alexandre Nero, Gilson Fukushima, Fabiano Medeiros, Silvia Contursi, Miguel Porfírio, Sandrão Fernandes e Babi Farah; os produtores Paulo Brandão e Antonio Saraiva e a diretora Jacqueline Daher.

Os convidados farão parte do show e dividirão o palco com o Fato, no estilo agregador característico do grupo. “Esses músicos e profissionais já passaram pelo grupo deixando a sua marca e contribuindo para construir a nossa história. É natural que queiramos homenageá-los”, comenta Ulisses Galetto. O roteiro e o ambiente do espetáculo terão a contribuição de Jacqueline Daher. No repertório, músicas dos cinco discos do Fato e também três composições novas.

Entre as novidades estão “Tem que esquecer”, com música de Felipe Hickmann e letra de Amarildo Anzolin; “Circo de Bairro”, com música de Arthur de Faria e letra de Marcelo Sandmann; e “Na Linha do Tempo”, que “é uma música que foi composta há várias anos e que estava encaixotada, a espera de ouvidos atentos. Uma letra linda do Marcelo, que fala sobre suas experiências de adolescente com seu irmão e seu pai na Serra do Mar. Tudo isso foi ´colorido´ com uma melodia também linda da Grace para uma harmonia que eu compus”, conta Galetto.

Além de tudo disso, ainda nesse show, o Fato apresentará a sua nova comunicação visual, assinada por Zé Henrique Rodrigues, da Brainbox Design. O grupo também prepara uma comemoração típica de aniversário, mostrando imagens destes 15 anos de trajetória.

Desde 1994, o Fato desenvolve uma forma autoral de fazer música. O grupo é conhecido pela criatividade e ousadia no que se refere à musicalização do texto de poetas e dos arranjos inusitados de obras de diversos compositores da cena independente.

Sobre essa trajetória, Ulisses Galetto conclui: “Não é fácil chegar aos 15 anos produzindo como nós produzimos. Temos 5 discos, 10 shows, 1 videoclipe, viagens importantes por todo o Brasil e pelo exterior, 37 compositores gravados, quase 10 mil discos vendidos e uma vitalidade de quem está começando hoje. Acho que estamos ainda na adolescência. Pelo menos é o que me parece quando nos reunimos para ensaiar. Isso é raro conseguir na vida. E nós, apesar de todas as dificuldades, estamos conseguindo. Mérito de todas essas pessoas que estiveram, estão e estarão presentes em cada arranjo, em cada projeto que realizamos”.

Serviço: Show “15 anos de Fato”

Dias: 7, 8 e 9 de agosto

Horário: 21h (dias 7 e 8/08) e 19h (dia 9/08)

Local: Teatro Paiol – Praça Guido Viaro, s/n. Rebouças

Informações: (41) 3213 3312

Ingressos: R$ 15,00 e 7,50