O conjunto de acordeonistas Fole Harmônico apresenta-se na Praça do Iguaçu, no Memorial de Curitiba, neste domingo (03), a partir das 11h30, com um espetáculo que mostra o acordeom em uma nova formação. O grupo, que aproveita para lançar a idéia da criação de uma associação de acordeonistas de Curitiba e Região Metropolitana, convida o público a participar do show. Quem quiser tocar pode levar seu acordeom e inscrever-se na hora, gratuitamente. A apresentação é gratuita.

O grupo formado por 15 instrumentistas, liderados pelo músico e compositor Waldir Teixeira, interpreta ritmos e gêneros variados, com arranjos especiais para essa formação, escritos pelos próprios integrantes. Entre as músicas selecionadas estão Luzes da Ribalta (Charles Chaplin), La Cumparsita (G. M. Rodrigues), Tico-Tico no Fubá (Zequinha de Abreu), Alegres Lenhadores (J. Wagner), Libertango (Astor Piazolla), Czardas (Vitório Monti), Felicidade (Lupicínio Rodrigues) e Carinhoso (Pixinguinha), além de Flor de Maio e Alma Serrana, de autoria de Waldir Teixeira.

Criado em 2004, o Fole Harmônico tem por objetivo resgatar o espaço do acordeom no histórico da música popular, especialmente a brasileira. A primeira apresentação aconteceu na Associação das Escolas de Música do Paraná, seguida por espetáculos no Graciosa Country Club, Câmara Municipal de Curitiba e projeto Fera da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná, além de participações em diversos eventos culturais.