Divulgação/CCTG

Balé Teatro Guaíra: novos espetáculos do Atelier Coreográfico.

Depois de divulgar o balanço de suas atividades em 2007, o Centro Cultural Teatro Guaíra investe na programação para este ano. As perspectivas são de muita movimentação nos quatro auditórios. Estão previstos diversos espetáculos, entre eles, a montagem da ópera Madame Butterfly, do compositor italiano Giacomo Puccini, para o segundo semestre. A apresentação faz parte das comemorações dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil.

Para o mês de abril já estão em andamento os preparativos para a estréia do Balé Teatro Guaíra com a obra Romeu e Julieta, do compositor russo Sergei Prokofiev, com coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni, com a Orquestra Sinfônica do Paraná. A orquestra inicia a temporada na próxima quinta-feira, às 10h30, no Guairão, com um concerto dedicado ao compositor norte-americano George Gershwin. O solo de piano será de Analaura Souza Pinto, que integra o grupo. Também está agendada apresentação no dia 24 – com programa variado, incluindo Brahms, Chopin e Schumann, sob a regência do maestro titular Alessandro Sangiorgi.

Cena de Onde meus pés me levarem: mais co-produções
este ano.

Para março estão confirmados dois concertos. No dia 2 serão apresentadas obras de Richard Wagner, Dmitri Shostakovich e Schumann. No dia 9, com os acordes do violino de Priscila Pellanda e ao som do oboé de Paulo Barreto serão apresentadas obras de Johann S. Bach e de Anton Bruckner.

Em maio será realizado um concerto especial para comemorar o aniversário dos 23 anos da Orquestra sinfônica do Paraná, e em homenagem ao seu fundador, o maestro emérito Alceo Bocchino, que irá definir o programa.

Dança

O Balé Teatro Guaíra, além da montagem de Romeu e Julieta, vai apresentar novos espetáculos dentro do Atelier Coreográfico. As coreografias são criadas pelo próprio bailarino, que escolhe o tema, realiza a pesquisa e a seleção das trilhas sonoras. A outra companhia, o Guaíra 2 Cia. de Dança, criado em 1999, que atua dentro de uma filosofia de pesquisa em dança, apresenta novo repertório nos meses de abril, junho e agosto, com repertório a ser definido.

Mais atrações

Em maio, concerto comemora o aniversário dos 23 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná.

O Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, em julho, completa sua 17.ª edição e promete movimentar a cidade com suas cores e bonecos de todos os tamanhos, nas mais diversas técnicas. O Projeto Teatro para o Povo, que acontece sempre no último domingo de cada mês, com entrada franca, reuniu mais de 10 mil pessoas em 2007. Sua primeira edição do ano será dia 24 de fevereiro, com espetáculos de dança, música e teatro, entre eles a encenação da peça Especialmente Fernando, com texto de Edson Bueno.

O Teatro Guaíra está programando também algumas co-produções para este ano. Já está em pauta a realização da ópera infantil, O Fantasma de Canterville, de Oscar Wilde, para meados do ano. Em setembro a programação será na área de música, com um Festival de Jazz.