Michel Willian / SMCS
Michel Willian / SMCS

Criado há oito anos o teatro de fantoches leva informação, alegria e conscientização às crianças de escolas e creches municipais.

As equipes de teatro de fantoches da Guarda Municipal da Prefeitura de Curitiba estão sendo ampliadas para atender a demanda das Administrações Regionais da cidade. A Administração da Regional Boqueirão foi a primeira a receber o espetáculo com o novo formato. A coordenação é da Secretaria Municipal da Defesa Social.

Até o final do ano, o elenco ampliado da Guarda Municipal estará se apresentando em mais duas administrações regionais. Criado há oito anos o teatro de fantoches leva informação, alegria e conscientização às crianças de escolas e creches municipais. As apresentações são feitas também em outros equipamentos públicos e associações de moradores.

Até o mês passado, a Secretaria da Defesa Social contava apenas com uma equipe para atender a demanda crescente das regionais. ?A nossa meta é garantir uma equipe de teatro de fantoches para cada regional, o que acontecerá até o fim da gestão do prefeito Beto Richa?, afirma o diretor do departamento de Defesa Comunitária, Ariosvaldo Alves Nery Junior.

O processo de ampliação do teatro da Guarda Municipal teve início em setembro do ano passado, com a capacitação de 40 guardas. Os guardas participaram de oficinas, que abordaram contextualização do teatro de fantoches, confecção dos bonecos, conteúdos (movimento, forma e animação), criação de personagens e de cenas.