Foto: Chuniti Kawamura

Guido disponibiliza gratuitamente suas obras na internet.

O escritor curitibano Guido Viaro lança hoje, no bar Ao Distinto Cavalheiro, em Curitiba, seu 4.º livro, A Praça do Diabo Divino. Uma das características mais marcantes do escritor é sempre disponibilizar gratuitamente suas obras em seu site (www.guidoviaro.com.br) e enviar exemplares para bibliotecas de todo o País. Como em todos os livros, Viaro instiga o leitor a refletir sobre as questões mais simples da vida, estimulando-o a questionar seus atos e, talvez, mudá-los para melhor.

A Praça do Diabo Divino conta a história de um homem que tenta traduzir os acontecimentos mais simples da vida (de tristeza ou alegria) em uma fórmula matemática. Ou seja, ele tenta verificar os comportamentos que mais se repetem nos seres humanos e que acabam se tornando padrão neles. No início, é um narrador oculto quem vai contando a história, mas com o passar do tempo, o próprio personagem ganha vida própria e várias consciências vão se formando. Todos questionam suas vivências, valores e atos. Como para o autor ganhar a vida escrevendo não é necessário, tudo que restou foi escrever sobre temas nos quais ele acredita, os quais ele deseja que tomem conta dos seres humanos.

?Podemos ampliar nossa consciência, as possibilidades de ver a vida são inúmeras. Hoje toda a sociedade pensa somente de uma forma, vive-se um círculo vicioso, desta forma aproveitamos uma fração mínima de nossa capacidade. A vida real não é isso. A vida real é um lado que tremula com a brisa. Temos que buscar não apenas o aparente, mas o mais sutil?, diz o escritor. Desta forma, é possível e imprescindível que se busque essa nova maneira de ver o mundo. ?Entendendo o que as pessoas mais diferentes de você pensam é um bom começo?, diz o escritor, que é formado em Letras e tem um nome muito conhecido. Guido Viaro é neto homônimo do pintor, um dos mais ativos representantes do modernismo nas artes visuais no Paraná, falecido em 1971. A capa do livro é ilustrada com o quadro Bruxaria, de seu avô. O livro foi custeado pelo próprio autor. Viaro escreveu também O quarto do universo, Glória e A mulher que cai.  

Serviço:

Lançamento do livro A Praça do Diabo Divino, de Guido Viaro. Hoje, às 19 horas, no bar Ao Distinto Cavalheiro (Rua Saldanha Marinho, 894, Centro, Curitiba). Telefone: (41) 3019-4771.