Além da diversidade da música popular brasileira, quem for ao Paço Municipal de Curitiba esta noite poderá conferir uma das mais atraentes facetas artísticas da mulher brasileira: a composição musical.

Às 20h, acontece o show de lançamento do CD Compositoras Vol.1, que reúne o trabalho autora de quatro compositoras de diferentes regiões do País. Acompanhadas pelo violonista Paulo Ribeiro, as cantoras Socorro Lira e Ana Cascardo interpretam as 13 canções do disco.

A apresentação ainda contará com a participação de três das compositoras cujas obras compõem o CD. Além de Socorri Lira, que também é autora de algumas faixas, as compositoras Cristina Saraiva e Etel Frota participam do espetáculo, alinhando recitais e intercalando poesias entre as músicas. Das compositoras do CD, apenas Simone Guimarães não estará presente.

Credenciadas por trabalhos já reconhecidos por ícones da MPB e pelo público, Etel e Cristina já tiveram obras gravadas por grandes nomes da MPB, entre eles Maria Bethânia, Elba Ramalho, Mônica Salmaso e Chico Buarque.

Suas letras abrangem desde o lirismo de antigas tradições orais-femininas ibéricas, como na faixa Miragem (de Uxía e Saraiva) e Lua de maio (de Luhli e Etel Etel Frota), a temas mais universais, de cunho existencial, como Meu lugar (de Lucina e Frota) e Relento (de Simone Guimarães e Cristina Saraiva).

Já, a paulista Simone Guimarães e a paraibana Socorro Lira, além de compositoras, são intérpretes de primeira linha, tendo já dividido palco ou faixas com artistas como Milton Nascimento, Fagner, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e muitos outros.

A poeta paranaense Etel Frota revela que o CD, que foi idealizado por Cristina e Simone, visa reunir compositoras de diferentes regiões do Brasil. Ela lembra que Cristina é carioca, Simone é paulista, mas com sotaque mineiro e Socorro é uma paraibana que vive em São Paulo. “Essa grande diversidade é refletida no CD. Acho que esse trabalho tem mais a ver com a multiplicidade, sem defender temas regionais”, diz.

Já a carioca Cristina Saraiva conta que a ideia do CD é refletir sobre o talento da mulher na arte de fazer canções, reavaliando o paradigma segundo o qual, na música, principalmente na cultura ocidental, a figura da mulher se restringe ao papel de intérprete ou musa de grandes compositores.

“A gente quer dizer que, além de ser o país das intérpretes, o Brasil também tem compositoras de qualidade. Queríamos mostrar essa outra face do trabalho artístico das mulheres brasileiras”, afirma.

Serviço

Show de lançamento do CD Compositoras Vol.1 com as cantoras Ana Cascardo e Socorro Lira, e participação de Etel Frota e Cristina Saraiva. Hoje, às 20h, no Paço da Liberdade SESC PR Sala de Atos (Praça Generoso Marques, 189 Centro). Ingressos: R$10,00 (inteira). Informações: (41) 3234-4200.