Como forma de celebrar os 200 anos de um dos mais importantes e renomados pianistas do mundo, o polonês Frédéric Chopin (1810-1849), a 28.ª Oficina de Música de Curitiba realiza hoje um concerto em homenagem ao músico.

A apresentação será realizada pela Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, com a regência do maestro Wagner Polistchuk. De acordo com Polistchuk, a orquestra vem se preparando desde a semana passada para encarar esse desafio.

“A característica da obra de Chopin é de que ele produziu muitas peças para piano. Trata-se de um concerto difícil para que uma orquestra acompanhe, todavia estamos preparados para apresentar ao público”, comenta.

O maestro fala sobre a importância que a oficina de música traz para Curitiba. “O interessante desse evento é que vem grandes músicos não só do Brasil como do mundo inteiro. É uma ótima oportunidade para conversar e aprender com essas pessoas”, diz.

A apresentação será dividida em duas partes. Na primeira, será executado o Trio em Sol Menor, Op. 8, pelo pianista polonês Jan Krzysztof Broja, o violinista russo Alexander Trostiansky e o violoncelista russo Alexander Znachonak. Na segunda parte, a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba executa o Concerto nº 1 em Mi menor, Op.11 ao lado do pianista polonês Marian Sobula.

Quarteto internacional

O grupo americano Fry Street Quartet é uma das atrações internacionais de amanhã da Oficina de Música de Curitiba. O público terá a oportunidade de conferir o trabalho do quarteto que foi saudado pelo jornal New York Times como “um triunfo de conjunto musical”.

O grupo é formado por William Fedkenheueur (violino), Rebecca Mc Faul (violino), Brant Bayless (viola) e Anne Francis (violoncelo), que também são também professores da Oficina de Música. (FL)

Serviço

Concerto em homenagem aos 200 anos de nascimento de Frédéric Chopin. Hoje, às 20h30, no Canal da Música (Rua Júlio Perneta, 695). Concerto do Fry Street Quartet. Amanha, às 20h30, no Canal da Música. Ingressos para as duas apresentações: R$ 10,00 ou R$ 5,00 mais um quilo de alimento não perecível. Vendas diretamente na bilheteria do teatro.