A terceira edição do Festival Internacional do Humor Gráfico das Cataratas do Iguaçu será aberta oficialmente, na próxima quinta, 8. A promoção terá uma extensa programação, incluindo 10 exposições com mais de mil trabalhos em exibição. As mostras, que tradicionalmente tem ocorrido no cinco estrelas Bourbon Cataratas, este ano serão concentradas na Praça das Nações, em frente ao Colégio Bartolomeu Mitre, no centro da cidade.

As atividades não ficarão concentradas nas dependências históricas do primeiro estabelecimento de educação na história de Foz do Iguaçu. De acordo com a programação, vários outros espaços no entorno serão envolvidos com apresentações teatrais, de grupos musicais, exposições paralelas, lançamento de livros, palestras, oficinas e projeção de filmes de comédia.

A área, totalmente dimensionada para o salão, foi batizada como ?Usina do riso?, que tem como destaque o logotipo desenhado por Ziraldo. Nesta nova versão do Festhumor das Cataratas, serão reapresentadas as exposições Ziraldo 50 anos de humor, do festival 2003 e Henfil 60 Anos, que foi o principal painel de 2004.

A promoção vai expor ainda ?O melhor do cartunismo paranaense?, com trabalhos de Luiz Antônio Solda, Oswaldo Miranda, o Miran, Dante Mendonça, Ademir Virgílio da Paixão, José Tiago Recchia, Pryscila Vieira, Marco Jacobsen, Benett Alberto de Macedo e do iguaçuense Heitor Fernandes.O russo-israelense Yuri Ochakovsky, bicampeão, confirmou presença.

Turma da Mônica

O desenhista Mauricio de Sousa será o homenageado este ano, com a retrospectiva de sua obra estampada em 30 painéis. A exposição mostra a evolução do traço do artista, bem como dos personagens da Turma da Mônica.

Chamou a atenção da equipe organizadora à inscrição de um trabalho assinado por uma criança iraquiana que cumpriu rigorosamente os requisitos para a participação no Festival. O desenho dificilmente será agraciado pelo júri entre os 300 classificados, como prevê o regulamento, sobretudo pelo alto nível de participantes.

A programação será intensa durante os quatro dias de evento. Estão previstas visitas nos mais variados atrativos turísticos da cidade. Na sexta, 9, às 20h, o ministro de Estado do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, grande incentivador do evento, será agraciado com o título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu. A cerimônia será no Plenário da Câmara Municipal. A Usina do Riso receberá visitantes até o dia 20 de dezembro.