O Grupo Educacional Uninter, o mesmo da Facinter, Fatec e IBPEX (Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão), lança hoje, em Curitiba, a Editora IBPEX. Durante o evento de inauguração, aberto a convidados no Buffet Ilha do Mehl, a nova editora promove o lançamento de 12 livros nas áreas educacional e empresarial. Destaque para Folclore: aspectos gerais, de Inami Custódio Pinto.

Pioneiro no estudo do universo indígena, pesquisador e folclorista, Inami reúne um conteúdo abrangente sobre os diversos e variados aspectos culturais e científicos que fazem do folclore uma das principais manifestações populares. Escrito em cinco capítulos, o livro transcorre sobre o conceito, difusão e características do folclore brasileiro. Para entender melhor a origem social brasileira, o autor faz considerações acerca da formação do povo, tendo como base, três etnias fundamentais: indígena, portuguesa e africana (escravocrata). ?Os portugueses invadiram as selvas. Enxamearam pelos núcleos de povoações e nas reduções jesuíticas. E dominaram afinal.?

Com os aspectos da língua tupi e a colonização portuguesa abordados, Inami traça uma breve análise sobre manifestações folclóricas no Brasil, como a poesia de Bento Cego. Indo além do texto, a obra traz transcrições de letras e partituras musicais, tal como informações sobre música e dança. O trabalho de pesquisa foi realizado diretamente pelo autor, que esteve em contato com aldeias indígenas e nativos.

Natural de Curitiba, compositor, produtor, poeta, escritor e membro da Academia de Letras José Alencar, Inami Custódio Pinto é o responsável pela elaboração do catálogo Etnográfico Brasileiro, do Museu Paranaense e organizador da Divisão de Folclore e Pesquisas Históricas do Museu da Imagem e do Som, em Curitiba.