Estão abertas as inscrições para artistas que desejam ter suas obras expostas no 3.º Salão Nacional de Cerâmica, organizado a cada dois anos pelo Museu Alfredo Andersen (MAA), da Secretaria de Estado da Cultura (Seec).

Os artesãos terão até o dia 4 de abril para inscrever obras que se encaixem em uma das três categorias. São elas: cerâmica popular, cerâmica artística e design em cerâmica.

Para poder concorrer a obra deverá ser em cerâmica e não ultrapassar as dimensões limites do concurso: 2 metros de altura por 1,50 metro de largura e profundidade. O salão acontecerá entre os dias 16 de junho e 26 de setembro desse ano, na Casa Andrade Muricy.

Segundo a diretora do MAA, Roseli Bassler, as obras selecionadas deverão passar por dois estágios de avaliação. “Faremos a seleção das obras inscritas no dia 15 de abril, através de um júri formado por nove profissionais da área. Serão três para cada categoria do concurso. Esse é um período muito importante, pois será o primeiro processo de seleção”, afirma.

De acordo com ela, na primeira fase as obras serão previamente selecionadas através das fotografias que deverão ser enviadas pelos artistas no processo de inscrição.

“Depois disso, os artistas que forem selecionados nessa primeira avaliação deverão mandar suas obras para serem avaliadas pessoalmente pelos jurados”, explica. De acordo com Bassler, ainda não é possível precisar quantas obras serão selecionadas. “Para isso dependemos da avaliação da comissão julgadora”, explica.

Assim como nos anos anteriores, Bassler explica que na categoria cerâmica popular concorrerão artistas sem formação técnica. Já nas categorias cerâmica artística e design em cerâmica, a organização aceitará obras provenientes de artistas brasileiros e estrangeiros, mas com uma regra: as obras apresentadas deverão ser inéditas.

“Isso significa que as peças só serão aceitas nessa categoria se forem completamente novas, não tendo, inclusive, participado de nenhum concurso anteriormente”, ressalta.

O Salão Nacional de Cerâmica é um evento realizado pela Seec, mas organizado pelo MAA desde 1980. Ganhou destaque nacional em 2006 com a intenção de divulgar e documentar a arte feita com a cerâmica em todo o Brasil.

“O salão se tornou muito importante justamente por ser direcionado especificamente para a arte com a cerâmica. Além disso, contribui incentivando o trabalho artesanal representado na categoria cerâmica popular”.

Na última edição, em 2008, foram 450 artistas, artesãos e designers inscritos de todas as partes do Brasil e do exterior, e 127 selecionadas para a exposição no Salão, totalizando 250 obras expostas, sendo 21 premiadas e 22 com menções honrosas.

Serviço


As inscrições para o 3.º Salão Nacional de Cerâmica poderão ser feitas até o dia 4 de abril na Casa Andrade Muricy (Al. Dr. Muricy, no Centro, em Curitiba). O regulamento do concurso e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.pr.gov.br/maa. O Salão acontece de 16 de junho a 26 de setembro de 2010. Informações pelo e-mail ceramica@seec.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3222-8262.

Eventos Paralelos

Dos dias 17 a 20 de junho acontece o 3º Congresso Nacional de Cerâmica, em paralelo a abertura do Salão. Serão realizadas oficinas, palestras e comunicações destinados a ceramistas, artesãos, designers, pesquisadores e demais interessados na área da cerâmica. No mesmo período, é promovida a 4ª Feira Nacional de Arte Cerâmica, em que há a comercialização e intercâmbio entre as produções regionais. Além d,isso, é possibilitado ao ceramista conhecer empresas que fabricam equipamentos para cerâmica, como refratários, fornos, massa cerâmica, etc.