Mais de 40 espetáculos, oficinas, projetos sócio-culturais, demonstrações de trabalho, lançamentos de livros, palestras, seminários, fóruns e os shows farão parte das atrações do Festival Internacional de Londrina (Filo) de 2008, ano em que comemora 40 anos de história. A venda de ingressos para o Filo está sendo feito somente no Royal Plaza Shopping, na rua Mato Grosso, nº 310. O Filo começa no próximo dia 4 de junho e vai até o dia 22 de junho.

As apresentações serão realizadas em diversos espaços, como o Teatro Ouro Verde, Teatro Zaqueu de Melo, Casa de Cultura da UEL, Usina Cultural, Teatro Filo (Galeria Vila Rica), Circo Funcart, Teatro Marista, Museu Histórico de Londrina. Além dos lugares fechados, assim como nos outros festivais vão ocorrer também espetáculos em praças e ruas da cidade.

O horário de funcionamento do ponto de venda no Royal Plaza é das 10h às 19h de segunda a sábado; e das 11h às 19h, nos domingos e feriados. Os ingressos para o Cabaré terão preço diferenciado e o início das vendas será a partir do dia 1º de junho.

Os ingressos para os teatros Ouro Verde, Marista e Zaqueu de Melo serão numerados e terão preços diferenciados. As informações detalhadas sobre a programação do festival, como os horários e locais de cada espetáculo, estão disponíveis no site www.filo.art.br.

O Filo tem o patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e é uma realização da Associação dos Amigos da Educação e Cultura do Norte do Paraná (Àmen) e Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem patrocínio também da Petrobras, Caixa Econômica Federal, Funarte, Fundo Nacional de Cultura/Ministério da Cultura.

Segundo o diretor do Filo, Luiz Bertipaglia, a programação deste ano foi feita pensando especialmente na comemoração dos 40 anos do festival. Ele disse que foram convidadas companhias nacionais e internacionais que fazem parte da história do Filo. "Alguns grupos já vieram a Londrina em outros anos e fazem parte desta história. São atores ou diretores que saíram daqui e hoje seguem carreira em outros lugares", destacou.

Bertipaglia afirmou que a expectativa de público para o festival deste ano é de cerca de 100 mil espectadores. Ele revelou ainda, em primeira mão, as atrações já praticamente confirmadas do Cabaré do Filo: Ney Matogrosso, Fernanda Takai, João Donato e o grupo de samba Fundo de Quintal. "Lembramos que os ingressos para os shows serão vendidos somente a partir do dia 1º", lembrou o diretor. A programação do Cabaré ocorre nas últimas duas semanas do festival.