A Fundação Cultural de Curitiba está com inscrições abertas para as oficinas literárias que serão promovidas durante o Perhappiness 2005, que acontece de 24 a 27 de agosto. O Perhappiness, encontro literário realizado há 16 anos em Curitiba, reúne poetas e escritores em conferências, debates, cursos, lançamentos de livros e recitais. Este ano serão realizadas duas oficinas de poesia com os autores Glória Kirinus e Rodrigo Garcia Lopes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Feira do Poeta ? R. São Fancisco, 325, das 9h às 12h e das 14h às 18h. Informações: 3321-3379.

As oficinas acontecem no sábado, 27 de agosto, pela manhã e à tarde, em dois locais. Glória Kirinus estará na Fundação Sidônio Muralha (R. Desembargador Westphalen, 1014, fone: 3323-3313) e Rodrigo Garcia Lopes no Centro Paranaense Feminino de Cultura (R. Visconde do Rio Branco, 1717, fone: 3232-8123).

Poeta, jornalista, tradutor e compositor, Rodrigo Garcia Lopes é doutor em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina. De 1990 a 1992 viveu nos Estados Unidos, onde realizou mestrado na Arizona State University com tese sobre os romances de William Burroughs. Tem cinco livros de poemas publicados. No ano passado lançou "Nômada" e este ano teve o seu primeiro livro "Solarium" incluído no "Programa de ajuda específico em favor da literatura brasileira", patrocinado pelo governo francês. A obra poderá ser editada na França em 2005. Seus poemas foram publicados em importantes antologias, como "Os cem melhores poemas brasileiros do século", da editora Objetiva (2001).

Glória Kirinus é doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, pós doutoranda pela Universidade de Sorbonne (França). Glória Kirinus é autora de livros de literatura infantil e juvenil, publicados por importantes editoras brasileiras. Escreveu o livro teórico "Criança e Poesia na Pedagogia Freinet", pela Editora Paulinas. É conferencista e pesquisadora em congressos nacionais e internacionais, integra núcleos de pesquisa e módulos de cursos de especialização em diferentes universidades do Brasil.