O Teatro Paiol recebe nesta quinta (26) e sexta (27), às 21h, um show com músicas inéditas dos irmãos Jean e Paul Garfunkel. O show O Sertão na Canção traz canções inspiradas no livro clássico O Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, com trechos de narração da obra. No palco, Jean e Joana Garfunkel, Sérgio Bello, Natan Marques, e cenário de Yuri Garfunkel.

Ao usar as linguagens musical e literária de maneira conseqüente e cronológica, o roteiro permite a compreensão da saga do jagunço Riobaldo, relembrando seu passado, suas idas e vindas pelo sertão entre Minas Gerais e Bahia, o bando ao qual pertencia, guerras, aventuras e sua amizade com Diadorim. "O Sertão na Canção é uma viagem pelo sertão roseano através dos atalhos da oralidade e da canção brasileira, traços essenciais de nossa identidade cultural", diz Jean Garfunkel.

A narração de trechos da obra literária será feita pela contadora de histórias Joana Garfunkel, que também é psicóloga e estudiosa da obra Grande Sertão: Veredas. Ela é autora da tese Sentido e Significado em Grande Sertão: Veredas, vencedora do XII Prêmio Aniela Ginsberg, em 2002.

Jean e Paul Garfunkel são paulistas descendentes de franceses que, afetivamente, se consideram meio curitibanos. Eles são filhos do engenheiro Pierre Garfunkel (1927-1968), único filho homem de um admirado casal que viveu em Curitiba – o pintor Paul Garfunkel (1890-1981) e a professora Helena Garfunkel (1900-1982), fundadora e diretora da Aliança Francesa por 35 anos.

Os irmãos têm dezenas de composições gravadas por artistas de expressão nacional, como Elis Regina, Zizi Possi, Maria Rita e Renato Braz entre outros. Autores de uma das mais belas homenagens prestadas ao ator e comediante Mazzaropi, os irmãos Garfunkel possuem também uma ligação profunda com a música de raízes, na linha das duplas mais autênticas – na tradição de Tonico & Tinoco, Jararaca & Ratinho, João Pacífico, a poética e o humor caipira de Cornélio Pires.

O multinstrumentista Sérgio Bello (violão e contrabaixo) e o guitarrista Natan Marques, que já acompanhou Ivan Lins, Milton Nascimento, Simone e Elis Regina, junto com Joana Garfunkel (voz e narrativa) e Jean Garfunkel (violão, voz e narrativa), completam o elenco.

Serviço:
O Sertão na Canção
Data: 26 e 27 de julho, às 21h
Local: Teatro Paiol – Praça Guido Viaro, s/n
Ingressos: R$20 (ou R$10 mais uma lata de leite em pó)
Informações: 3213-1340