Com uma sólida história no teatro, a atriz Ítala Nandi está prestes a completar 45 anos de carreira. E como não poderia deixar de ser, está com a cabeça fervilhando de idéia e projetos que pretende colocar em prática. Um deles é a criação da Escola Ítala Nandi de Valores Humanos e Teatro, que poderá ser instalada em Curitiba.

A atriz, que chegou ontem à capital, visitou o presidente licenciado do Grupo Paulo Pimentel, e presidente da Copel, Paulo Pimentel, para apresentar as suas idéias. Ítala disse que a criação da escola faz parte de uma nova e feliz fase que atravessa, muito voltada para a educação. Ela que acaba de ganhar o título de Notório Saber em Artes Cênicas, pelo trabalho que desenvolveu no departamento de teatro da UniverCidade, do Rio de Janeiro.

Outra proposta da atriz para Curitiba é trazer a exposição internacional de educação em valores humanos Uma Viagem do ‘Eu’ ao ‘Nós.’ A mostra reúne 150 painéis pintados por artistas italianos, e traz como proposta uma reeducação para todos os professores, de qualquer disciplina.

História

Gaúcha de Caxias do Sul, Ítala Maria Helena Pelizzari Nandi abortou os planos da família de continuar a comandar a vinícola da família, para investir na carreira de atriz. O primeiro trabalho nos palcos foi Um Gesto por Outro, de Jean Tardieu, e depois ela não parou mais. Integrou o Teatro Oficina. No cinema, participou de mais de 20 filmes, e na televisão, interpretou papéis que tinham ligação com sua ideologia. Além de atriz, Ítala é diretora, produtora de teatro, cinema e televisão.