O compositor brasileiro João Gilberto participará do festival de música Umbria Jazz Winter, que acontecerá na cidade de Orvieto, na Itália, de 30 de dezembro a 4 de janeiro. João Gilberto se apresentará no teatro Mancinelli entre os dias 2 e 4 de janeiro. O convite feito ao compositor brasileiro é uma homenagem da organização do Umbria Jazz Winter ao 50 º aniversário da bossa nova, que surgiu do encontro entre o samba e jazz, e atualmente é popular em todo o mundo.

O festival italiano, apresentado nesta terça-feira em Orvieto, chega à sua 16ª edição, com a já consolidada fórmula que mistura música de qualidade, entretenimento “leve” e turismo de inverno. Dentre os espetáculos previstos no programa do evento, destacam-se o concerto em praça pública na madrugada do dia 1º e a apresentação de música gospel na catedral da cidade na tarde do mesmo dia.

O festival oferece ainda uma série de apresentações de duplas musicais e de recitais de piano. Outro projeto importante do evento será a execução de algumas partes dos concertos sacros de Duke Ellington com o coro gospel de Harlem Jubilee Singers, dirigido por Gregory Hopkins. Também participará do evento o conjunto brasileiro de Duduka da Fonseca.