Lennon quando criança.

Eu estava com uma compulsão. Era como um trem em alta velocidade, que não pode ser parado. (…) Quando vi sua limousine chegar, ouvi uma voz. Ela dizia ?faça isso?. Então, quando ele passou por mim, peguei minha arma e atirei cinco vezes em suas costas. (Relato de Mark Chapman, Folha Online, 15 de novembro de 2005.)

No próximo dia 8 de dezembro ocorrerá o aniversário de 25 anos da morte de John Lennon, um dos grandes mitos da música. Quando chegou a notícia de seu falecimento, já passava das 18h e eu estava numa reunião de amigos na cidade de São José dos Pinhais-PR. Todos ficaram perplexos, pois Lennon, que era pacifista, acabou assassinado por Mark David Chapman quando chegava ao seu apartamento no edifício Dakota, na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, acompanhado da esposa, Yoko Ono. Um crime sem motivo (se é que existe motivo para matar alguém), proveniente da mente confusa de um fã.

Natural de Liverpool (Inglaterra), John Lennon nasceu aos 9 de outubro de 1940. Desde jovem se identificava com a música, inclusive fundou a banda The Quarry Men, em 1957, que contou com a presença de Paul McCartney e que daria origem ao grupo The Beatles.

No ano seguinte, George Harrison passou a participar do grupo. Após dois anos, a banda mudou de nome e passou a se chamar The Silver Beatles, que contou também com a presença de Pete Best (baterista) e Stuart Sutcliffe (baixista), originando The Beatles.

John Lennon (1940-1980).

O sucesso era certo. Em 1962, Ringo Starr passou a ser baterista porque Sutcliffe havia falecido de hemorragia cerebral na Alemanha. Desta forma estava formado o quarteto que revolucionou a música e que permanece no imaginário de muitas pessoas: John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

Love me do, Rubber Soul, Sgt. Pepper?s Lonely Hearts Club Band, Revolver, Abbey Road, White Album são alguns dos discos de sucesso gravados pelo The Beatles. No entanto, sucumbiram como grupo em 10 de abril de 1970. Quais seriam os motivos?

Vários fãs acusam Yoko, esposa de Lennon. Em 1966, Lennon e Yoko se conheceram em Londres, durante uma exposição de arte. Apaixonados resolveram se casar em 1969. O relacionamento de Yoko com o restante do grupo não era satisfatório. No mesmo ano, Lennon gravou Give Peace a Chance com a banda The Plastic Ono Band, de Yoko. Por isto, Yoko é acusada pela separação do grupo.

Há quem diga ainda que a fala polêmica de Lennon teria contribuído para o fim do grupo: ?Somos mais populares que Jesus Cristo?.

Após a extinção do grupo, Lennon passou a se preocupar com assuntos pacifistas, como o repúdio à Guerra do Vietnã. Na carreira profissional gravou 12 discos, com destaque para Imagine, Double Fantasy e Mind games. Yoko Ono teve participação ativa no segundo momento da carreira de Lennon. Com ela teve somente um filho, Sean Taro Ono Lennon, que nasceu em 9 de outubro de 1975, justamente quando Lennon completou 35 anos.

Para finalizar e como prenúncio do Natal que se aproxima, deixo uma parte da música Imagine:

Imagine nenhuma propriedade,

Eu me pergunto se você consegue.

Nenhuma necessidade de ganância ou fome.

Uma fraternidade de homens.

Imagine todas as pessoas Compartilhando o mundo todo.

Jorge Antonio de Queiroz e Silva é pesquisador, historiador, professor.
Membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.

queirozhistoria@terra.com.br