A Cinemateca de Curitiba realiza até o dia 21 deste mês a Mostra do Cinema Europeu. A programação, que começou sexta-feira (01) contempla produções recentes e sucessos do cinema da Espanha, França, Itália, Alemanha e Inglaterra. Os filmes serão exibidos nas sessões das 19h e 21h, com entrada franca.

A mostra é uma iniciativa conjunta das instituições culturais representantes desses países e a Fundação Cultural de Curitiba. Os filmes fazem parte dos acervos da Aliança Francesa, British Council, Instituto Goethe, Centro Cultural Brasil-Espanha e Corso d?Ambrosio, responsáveis também pela seleção das produções que integram a mostra.

Os primeiros dias (de 1º a 5 de julho) são dedicados ao cinema espanhol, que apresenta dois filmes inéditos: "Hector", de Gracia Querejeta , e "Dou-te meus olhos", de Iciar Bollain, agraciado com sete prêmios Goya (conferido pelo governo espanhol) em 2003: melhor filme, direção, ator, atriz , atriz coadjuvante, roteiro original e música. Da Espanha ainda serão exibidos "Flores do outro mundo", de Iciar Bollain, "Minha vida sem mim", de Isabel Coixet, e "Quando voltares ao meu lado".

De 6 a 10 de julho será a vez do cinema da Alemanha, com "Com o coração na cabeça", de Michael Gutman, "Comedian Harmonists", de Joseph Vilsmaier, "Luzes", de Christian Schmid, "Excursão de Classe", de Henner Winckler, e "Rochedos", de Dominik Graf. Coincidindo com as comemorações do 14 de Julho (Queda da Bastilha), na França, a Cinemateca exibe, de 11 a 15, os filmes do cinema francês: "Estranha Ligações", de Delphine Gleize, "Encontro Inesperado", de Christian Carion, "Um dia após o outro", de Sam Karman, "Um dia de rainha", de Marion Vernoux, e "Um homem de verdade", de Jean-Marie Arnaud.

A partir do dia 16, a mostra reúne os filmes italianos "O carteiro e o poeta", de Michael Radford, "Pão e Tulipas", de Silvio Soldini, "A vida é bela", de Roberto Benigni, "Mediterrâneo", de Gabriela Salvatore, e "Cinema Paradiso", de Giuseppe Tornatore. No último dia, 21 de julho, será exibido "Driblando o destino", filme de Gurinder Chadha, que representa o cinema britânico.

Confira a programação e as sinopses dos filmes:

ESPANHA

Dia 1º
às 19h – HÉCTOR – direção Gracia Querejeta, 2004 – 107 min legendado.
Sofía morre quando seu carro se precipita barranco abaixo. Héctor, seu único filho com 16 anos de idade, adapta-se à nova realidade ao lado de Tere, irmã de sua mãe. Logo aparece seu pai Martín, do outro lado do oceano, a quem ele nunca conhecera. Martín o persegue até conseguir explicar a razão de sua ausência e conquistar seu coração. Passadas três semanas, Héctor precisa decidir entre sua família e a aventura além-mar.
Prêmio Biznaga de interpretação feminina no Festival de Málaga em 2004.

às 21h – FLORES DO OUTRO MUNDO (Flores de otro mundo – 1999) direção Iciar Bollain.
Patricia, dominicana, busca um lugar e a segurança econômica que sua situação ilegal em Madri não permite alcançar. A jovem é de La Haban e com seus 20 anos tem um mundo todo pela frente. Marirrosi tem trabalho e moradia mas vive na mais completa solidão. A mesma solidão compartilhada por três homens do pequeno lugarejo de Santa Eulalia. Uma festa para solteiros, incluindo uma caravana de mulheres, acaba por fazer com que todos se encontrem.
Prêmio da crítica em Cannes, 1999.

Dia 02
às 19 – MINHA VIDA SEM MIM (Mi vida sin mi – 2002) – direção Isabel Coixet – Ann tem 23 anos, dois filhos, um marido que passa mais tempo desempregado do que trabalhando, uma mãe que odeia o mundo, um pai que cumpre pena de 10 anos, um trabalho como zeladora noturna em uma universidade que nunca poderá freqüentar durante o dia. Vive em um trailler no jardim da casa de sua mãe nos arredores de Vancouver. Esta existência cinzenta se transforma completamente em decorrência de um laudo médico. A partir deste dia, paradoxalmente, Ann descobre o prazer de viver.
2 Goyas (roteiro adaptado e canção original) e Prêmio dos exibidores em Berlim.

às 21h – QUANDO VOLTARES AO MEU LADO (Cuando vuelvas a mi lado).
Após algum tempo sem verem uma a outra, três irmãs se reúnem em torno da mãe que acaba de falecer. Ao descobrirem que ela manifestara o desejo de que suas cinzas fossem divididas em três partes e cada uma destas enviada a diferentes destinatários, as três iniciam uma viagem que as levará à beira-mar. Glória, solteira de 47 anos, Ana, prostituta de luxo, que a ninguém revela que passou dos 40, e Lídia, enamorada pela primeira vez com seus 34 anos, descobrem durante a viagem a chave que abrirá velhos segredos familiares.

Dia 03
às 19h – QUANDO VOLTARES AO MEU LADO

às 21h – DOU-TE MEUS OLHOS (Te doy mis ojos – 2003) direção Iciar Bollain.
Em uma noite de inverno, uma mulher, Pilar, sai correndo de sua casa. Leva consigo quatro pertences e seu filho Juan. Antonio não demora em ir atrás dela. Diz que Pilar é seu sol e ainda mais, que "lhe deu seus olhos". Durante o filme, os personagens irão reescrever o livro da família, onde está escrito quem é quem e o que se espera de cada um, mas todos os conceitos estão errados. Onde se diz paz lê-se inferno, onde se diz amor há dor e quem promete proteção produz terror.
Agraciado com 7 Goyas em 2003 (filme, direção, ator, atriz, atriz coadjuvante, roteiro original e música) e a Concha de Plata do Festival de San Sebastián no mesmo ano.

Dia 04
às 19h – DOU-TE MEUS OLHOS
às 21h – MINHA VIDA SEM MIM

Dia 05
às 19h – FLORES DO OUTRO MUNDO
às 21h – HÉCTOR

ALEMANHA

Dia 06
às 19h – COM O CORAÇÃO NA CABEÇA (Herz im Kopf) direção Michael Gutman.
O adolescente Jakob largou a escola e volta para Frankfurt, onde vive sua irmã. Ela tem um filho e espera o segundo, cujo pai se separa dela. Jakob encontra velhos amigos e conhece a polonesa Wanda, pela qual se apaixona. Ele é confrontado com a hostilidade da família de Wanda e ela resolve largar sua família. Os dois resolvem ficar juntos de vez.

às 21h – COMEDIAN HARMONISTS (1997) direção Joseph Vilsmaier. Filme biográfico sobre o grupo vocal formado por Harry Frommermann em Berlim, em 1927, nos moldes do grupo americano "The Revellers". Integrado por Robert Biberti, Roman Cycowski, Abraham Collin, Ari Leschnikoff e Erwin Bootz, o grupo obtém grande sucesso internacional. Três integrantes são de origem judaica, e por acreditarem que a fama os protege, ignoram o perigo nazista. Após uma turnê pelos Estados Unidos, os músicos voltam para a Alemanha e são proibidos de se apresentar. O último concerto acontece em Munique, em 1934. A música e a harmonia do grupo permanecem inesquecíveis.

Dia 07
às 19h – COMEDIAN HARMONISTS.
às 21h20 – COM O CORAÇÃO NA CABEÇA.

Dia 08
às 19h – LUZES (Lichter – 2002/03 – 105 min) direção Christian Schmid.
Uma história de duas cidades situadas no Rio Oder – Frankfurt, na Alemanha, e Slubice, na Polônia. O conflito de antigamente entre oeste e leste continua depois do final da guerra fria, em níveis econômicos. Encontramos personagens que a todo preço querem imigrar para a República Federal da Alemanha e personagens que de maneira alguma vivem como se esse fosse o paraíso. Conhecemos histórias de negócios legais e ilegais e uma história de amor sem perspectivas entre oeste e leste.

às 21h – EXCURSÃO DE CLASSE

Dia 09
às 19h. – EXCURSÃO DE CLASSE (Klassenfahrt – 2004, 86 min) direção Henner Winckler.
Em uma excursão escolar à uma praia polonesa, o tímido Ronny e um menino polonês se interessam pela mesma jovem. A luta dos dois termina tragicamente com uma prova de força. O polonês se afoga e esta morte agora está entre Isa e Ronny.

às 21 h – ROCHEDOS (Der Felsen – 2002, 117min – legenda) direção Dominik Graf. O arquiteto Jürgen e sua amante Katrin se separam em uma ilha da Córsega, onde passaram as férias. Katrin está desorientada após a partida de Jürgen, bebe e conhece um jovem alemão. Este vive em um acampamento de reintegração social e foge para rever Katrin. Após o reencontro, o adolescente é flagrado pela direção do acampamento e morre quando tenta fugir.

Dia 10
às 19 h – ROCHEDOS
às 21h15 – LUZES

FRANÇA

Dia 11
às 19h – ESTRANHAS LIGAÇÕES (Carnages – 2002) direção Delphine Gleize.
O filme reúne um impressionante casting onde a ligação é a carcaça de um touro após uma tourada. O percurso dos órgãos do bicho trará conseqüências sobre o destino de uma dezena de personagens, entre a França, a Bélgica e a Espanha.

às 21h:20 – ENCONTRO INESPERADO (Une hirondelle a fait le printemps – 2001) direção Christian Carion. Uma jovem parisiense se muda para uma pequena fazenda no interior da França, fugindo do stress e barulho da grande cidade, alterando a rotina do local. Como todo forasteiro, inicialmente ela não é bem vinda na região, sobretudo pelo antigo caseiro do lugar, com quem ela passa a conviver. As mudanças apresentadas pela nova proprietária e a resistência do homem acabam despertando uma cumplicidade incomum.

Dia 12
às 19h – ENCONTRO INESPERADO

às 21h – UM DIA APÓS O OUTRO (A la petite semaine – 2003, 100 min) direção Sam Karman. A história de uma semana qualquer que passa pelo bar e restaurante "chez Roger". Três personagens, três malandros de Saint-Ouen, na periferia próxima do norte de Paris : Jacques, 50 anos, acaba de sair da prisão onde passou alguns anos. Jurou a si mesmo que nunca mais seria preso. Francis, que tem 40 anos e ainda vive na casa da mãe, nunca se sentiu bem na pele de um escroque e começa a fazer aulas de teatro escondido, junto com Camille, a garçonete do bar que ele ama secretamente. Didier, 35 anos, casado, considera a vida apenas como um jogo e acaba precipitando o destino dos outros.

Dia 13
às 19h – UM DIA DE RAINHA (Reines d?un jour – 2001, 94 min) direção Marion Vernoux.
Uma jornada pela vida de cinco personagens que inicia às oito horas da manhã e termina às seis horas da manhã seguinte. Alguns dentre eles se conhecem de longa data, outros se encontram por um acaso. Uma rede de atrações entre homens e mulheres, na qual uma delas quer tirar proveito da situação, outra acaba perturbada, e em que todos jogam com o inesperado.

às 21h – UM HOMEM DE VERDADE (Un homme, un vrai) direção Jean-Marie Arnaud.
Durante uma noite parisiense, Bóris, um aprendiz de cineasta, e Marilyne, importante funcionária de uma empresa de informática, brincam de amor e cumplicidade um pelo outro no mesmo dia em que se conheceram. Acabam realmente se apaixonando. Cinco anos depois, Marilyne, acompanhada de Bóris e de seus filhos, viaja para Ibiza numa viagem de negócios. Quando Bóris, cansado do papel de "dono de casa" se prepara para deixá-la, Marilyne desaparece com uma aventura amorosa. Decorridos mais cinco anos, Marilyne reaparece no interior dos Pirineus guiando um grupo de americanas em estágio de "ressourcing". Ela descobre que o homem que lhes mostrará o misterioso acasalamento dos galos de bruyère em alta montanha não é ninguém menos que Bóris. Alguns anos antes eles fingiram que se conheciam, embora não se conhecessem. Agora, Marilyne e Bóris fingirão ser desconhecidos, embora se conheçam.

Dia 14
às 19h – UM DIA APÓS O OUTRO
às 21h – UM DIA DE RAINHA

Dia 15
às 19h – UM HOMEM DE VERDADE
às 21h15 – ESTRANHAS LIGAÇÕES

ITÁLIA

Dia 16
às 19h – O CARTEIRO E O POETA (Il Postino – 1994) direção Michael Radford. Por razões políticas o poeta Pablo Neruda se exila em uma ilha na Itália. Lá um desempregado quase analfabeto é contratado como carteiro extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta, e gradativamente entre os dois se forma uma sólida amizade.

às 21h – PÃO E TULIPAS (Pane e tulipani – 2000, 100 min) direção Silvio Soldini.
Rosalba, uma dona de casa, está em um passeio com a família. Por um contratempo é esquecida em um autogrill. Ao invés de esperar o retorno do marido e dos filhos, decide voltar sozinha para casa. Mas quando se vê indo a Veneza, cede ao fascínio de férias inesperadas e, sozinha, procura reorganizar sua vida.

Dia 17
às 19h – PÃO E TULIPAS

às 21h – A VIDA É BELA (La vita é bella – 1998, 120 min) direção Roberto Benigni. Segunda Guerra Mundial. Guido, sua mulher Dora e seu filho Giosuè são mandados a um campo nazista. Guido diz ao filho que lá estão para participar de um jogo, no qual quem fizer mais pontos ganhará um tanque de guerra. Desta maneira, consegue proteger o filho do horror que estão vivendo.

Dia 18
às 19h. – MEDITERRÂNEO (Mediterrâneo – 1991, 90 min) direção Gabriele Salvatore. Na primavera de 1941, uma patrulha de soldados italianos recebe a ordem de ocupar uma pequena ilha do mar Egeo, fora de quaisquer rotas comerciais. Os oito militares cumprem a ordem e tomam a ilha aparentemente deserta. Em poucos meses a guerra se esquecerá deles e eles da guerra.

às 21h – CINEMA PARADISO (Nuovo cinema paradiso – 1988) direção Giuseppe Tornatore. A amizade entre Alfredo, projetista do cinematógrafo paroquial de uma pequena cidade na Sicilia e Salvatore, um menino que mais tarde torna-se um grande diretor de cinema em Roma. O nascimento, o esplendor e a decadência de uma pequena sala cinematográfica.

Dia 19

às 19h – A VIDA É BELA
às 21h – O CARTEIRO E O POETA

Dia 20

às 19h – CINEMA PARADISO
às 21h45. – MEDITERRÂNEO

INGLATERRA

Dia 21
às 19h e 21h – DRIBLANDO O DESTINO (Bend it Like Beckham – 2002) direção Gurinder Chadha.
Uma família indiana de um subúrbio de Londres tenta educar de ma-neira tradicional sua filha mais jovem. Porém, diferente da irmã mais velha, Pinky, que se prepara para um tradicional casamento indiano e para passar a vida inteira fazendo o chapatti (pão indiano) perfeito, o sonho da caçula Jess Bhamra é ser jogadora de futebol, como seu grande herói, David Beckham. Ela tenta satisfazer sua família vivendo de acordo com os conceitos de seu povo, mas a paixão arrebatadora que nutre pelo futebol aumenta quando é levada para o time feminino local por Jules. Lá elas conhecem Joe, o técnico da equipe, que as encoraja a literalmente driblar todas as barreiras impostas pela sociedade, por seus pais e seguir seus sonhos – e a bola de futebol. A diretora Gurinder Chadha mescla paixões e conflitos do mundo moderno com as tradições e expectativas do povo indiano.