Alex Klein dirige o festival
de Santa Catarina.

Alex Klein, único brasileiro a receber o Grammy de música erudita (2002) e primeiro oboísta da Orquestra Sinfônica de Chicago, é o diretor artístico do Festival de Música de Santa Catarina, que será realizado de 29 de janeiro a 12 de fevereiro de 2006, na cidade de Jaraguá do Sul, região norte do estado.

O festival vai abranger vinte cidades da região de Jaraguá do Sul – incluindo Florianópolis e Blumenau – nas quais, durante o evento, haverá apresentações e mini-concertos dos alunos que virão de todo o Brasil. Muitos estrangeiros já estão confirmando suas vindas. Na manhã desta quinta-feira, Klein convidou, por telefone, de Curitiba, cidade onde mora, vários professores e alunos brasileiros e estrangeiros.

Todo o orçamento do festival está baseado nas leis de incentivo à cultura, com recursos da iniciativa privada. A expectativa dos organizadores é receber em torno de 500 alunos e promover, durante duas semanas, mais de trinta eventos, entre apresentações, concertos, mini-concertos, canjas.

O secretário municipal de Comunicação Social, Carlos Alberto Dias, disse que a intenção do prefeito de Jaraguá do Sul, Moacir Bertoldi, é envolver o maior número possível de pessoas neste festival, uma vez que a prioridade de sua gestão é o incentivo à cultura. ?A decisão de convidar o maestro Alex Klein para dirigir o festival já estava nos nossos planos, porque temos conhecimento do trabalho dele, da sua preocupação em integrar culturas e diminuir distâncias por meio da música?, acrescentou.