Além de muitos shows, peças de teatro e outras opções de entretenimento pagas, Curitiba tem se tornado, cada vez mais, um bom lugar para aproveitar atividades gratuitas. Para viver a arte em Curitiba, é só querer e não precisa necessariamente gastar. Pensando nisso que a Tribuna do Paraná selecionou algumas das principais atividades oferecidas pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), veja:

Para quem procura música, a roda de choro, samba e caipira é feita de forma semanal no Conservatório de MPB. Além disso, por lá também funciona o projeto ‘Domingo 11h30’, que acontece durante a feirinha do Largo da Ordem.

+Caçadores! Curte coisas antigas? Curitiba tem uma loja certa! Conheça!

Já a Camerata Antiqua de Curitiba apresenta, mensalmente, os ‘Programa Concerto nas Igrejas’ e ‘Música pela Vida’ (em hospitais e instituições carentes). Nas Regionais Administrativas, a Camerata coordena também as aulas de cantos coral, ‘Nosso Canto’ e o Programa de musicalização infantojuvenil ‘MusicaR’.

Nos museus, selecionamos pelo menos três opções em que as exposições são sempre gratuitas. Para a criançada, o Museu Municipal de Arte (Muma) oferece uma programação diferente. Já o Solar do Barão e o Museu da Fotografia também são opções interessantes para quem busca conhecer um pouco mais da cultura da cidade e mergulhar de uma forma diferente.

Para quem curte teatro, toda a programação do Novelas Curitibanas e Teatro do Piá sempre são gratuitas. Já quem quer aprender a dançar tem a Casa Hoffmann, que oferece cursos de segunda a sexta, sempre ao meio-dia. São 50 vagas e as senhas são distribuídas todos os dias por ordem de chegada. Nas regionais Boa Vista e Santa Felicidade também existem as aulas de dança nos centros de lazer. Além destas duas opções, o Centro de Criatividade, que fica no Parque São Lourenço, oferece a dança circular.

+Leia mais! Cine Passeio, em Curitiba, tem sala de filmes que pode ser alugada

Se a busca é por literatura, Curitiba se destaca ainda mais: todas as bibliotecas mantidas pela Fundação Cultural, através do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, foram transformadas em Casas da Leitura, cada uma homenageando um autor. São 15 espaços que têm como objetivo incentivar a prática da leitura e envolver a comunidade com o hábito de ler. Além disso, por lá também são promovidas rodas de leitura, contação de histórias, discussões temáticas e atividades abertas à comunidade.

Estas e todas as outras atividades, oferecidas pela prefeitura de Curitiba, podem ser vistas sempre no site da Fundação Cultural. Por lá também são destacadas as agendas para as próximas semanas, o que facilita ainda mais para você se programar no que mais interessar. Mais informações no site da Fundação.

Loja em Curitiba é referência em artigos antigos. Conheça!