O engenheiro e escritor Ernesto Ubiratan Marchiori lança no próximo domingo, 30 de outubro, às 10h, na Livraria Dario Vellozo (R. São Francisco, 325), o livro "A Revisão do Ford", que traz uma análise sobre o impacto causado pela invenção do automóvel na economia e no meio ambiente. O autor coloca o inventor do automóvel, Henry Ford, ao lado de Thomas Edison, como os dois maiores revolucionários do século passado.

"O automóvel e a energia elétrica modificaram profundamente a maneira de ser e de viver da humanidade. Nenhum outro invento causou tanto impacto na economia, no ambiente, nas linhas de produção, nos índices de acidentes, no horário de trabalho, no lazer, na paisagem urbana e, em última análise, na alteração climática do planeta", diz o autor.

O livro apresenta uma abordagem multidisciplinar envolvendo aspectos técnicos, antropológicos, éticos e filosóficos. Além disso, sugere algumas alternativas, dentro da economia cíclica, de geração de empregos e renda, e coloca vários exemplos de boas políticas ambientais que podem ser adotadas pelas administrações públicas.

Formado em Química pela Universidade Católica do Paraná e em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná, Ernesto Ubiratan Marchiori trabalhou em diversas empresas no setor de cimento, cerâmica, níquel e fosfato. Especializou-se na Phillips da Holanda em espectrometria de raios-x aplicada à geoquímica. Trabalhou como representante comercial para a Philips Analytical, como professor e consultor nas áreas de softwares analíticos e serviços de organização e métodos. Como escritor, publicou "A História da Kryptonita", um ensaio de ficção com fundo filosófico.

Serviço
Lançamento do livro "A Revisão do Ford", de Ernesto Ubiratan Marchiori
Livraria Dario Vellozo ? R. São Francisco, 325
Domingo, 30 de outubro, às 10h.