DivulgaçãoGrandes diretores do cinema e suas obras foram reunidos em um livro que servirá de guia para quem quer conhecer um pouco mais sobre a sétima arte.

A publicação também traz um glossário do cinema, com verbetes sobre a linguagem, os movimentos e os gêneros cinematográficos. E apresenta ainda uma bibliografia recomendada e uma seleção de filmes indispensável a um bom cinéfilo.

Grandes diretores em DVD é um trabalho de pesquisa do jornalista e estudioso sobre cinema Heros Fanini. Ele afirma que a proposta foi produzir um livro útil, que traz um pouco da história do cinema, desde o cinema mudo, da década de 20, com Charles Chaplin, até os dias atuais. Fanini traz uma resenha de duas obras de cinqüenta diretores selecionados do cinema mundial. Entre eles, os cineastas dinamarqueses Thomas Vinterberg e Lars von Trier; o alemão Himmel Über; e os americanos Skype Lee e Steven Spielberg.

?Tentei passar por vários momentos do cinema, separando o que achei de mais interessante, por exemplo, do cinema russo, polonês, dinamarquês, brasileiro e americano?, comentou – entre os diretores brasileiros, o livro reúne obra de Glauber Rocha e Walter Sales (foto). A idéia, acrescenta Fanini, é que o livro seja vendido em locadoras e que sirva de apoio na hora da escolha do filme. O prefácio de Grandes Diretores em DVD é assinado pelo cineasta paranaense Luciano Coelho, premiado no Festival de Cinema de Gramado com o filme O fim do Ciúme (melhor roteiro e melhor fotografia).