Como está sua autoestima? Especialistas afirmam que diversos fatores do passado podem interferir na maneira como as pessoas são hoje. Problemas durante a gestação, ser ou não o primeiro filho do casal ou até mesmo a escola são exemplos de ações que ficam marcadas no subconsciente e que interferem na maneira em que as relações entre as pessoas acontecem. Para ajudar a lidar com a autoestima, O Estado traz duas opções de livros que serão lançados na semana com explicações e exercícios que podem ajudar a manter o equilíbrio emocional.

De acordo com a odontopediatra, parapsicóloga e hipnóloga, Ana Maria Fagundes Arana, autora do livro Caminho para se conhecer e se harmonizar, a autoestima deve ser um fator priorizados por todos. “O sentimento que temos por nós mesmos é fundamental, quando estamos bem conosco, ficamos bem com quem está próximo. Além disso, não podemos ser o melhor ou tentar acertar em tudo, temos que saber nossos limites e aceitar aquilo que somos”, explica Arana.

Durante os oito capítulos de seu livro, Arana faz uma análise sobre o modo de ser, agir e pensar de grandes autoridades. “Será que o presidente Lula tem a mesma personalidade que o ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush? Cada um atua de seu jeito”, diz. De acordo com ela, o princípio da avaliação da personalidade pode se dividir em pragmática ou idealista. A primeira delas diz respeito ao primeiro filho do casal.

“Trata-se de uma pessoa que vê os problemas com antecedência, é mais realista, decidida e prática”, explica. Já o idealista, que não é o primogênito, é mais inseguro, tem uma necessidade muito grande de chamar a atenção, ser valorizado, amado e compreendido. No entanto, é mais criativo e se preocupa mais com o sentimento das outras pessoas. Cada um tem um pouco de cada tipo em sua personalidade. Os conflitos pessoais acontecem quando a pessoa tem característica idealista, mas atua como pragmático, ou o contrário”, explica.

Já no livro de Adélia Coelho Cortelleti, Encontro marcado com Jesus, a ajuda é transmitida por meio de perguntas e respostas sobre temas atuais e religião. “Atuo também como médium e, durante uma das minhas meditações, recebi a mensagem de Jesus dizendo que eu seria um canal de comunicação entre ele e a sociedade. Com base nisso, escrevi o livro, que tem como principal objetivo aprimorar os leitores como seres humanos, bem como a evolução de suas almas”, descreve.

De acordo com Cortelleti, o conflito pessoal também é abordado em sua publicação. O trabalho e as relações com as pessoas ao redor são consideradas como fatores que prejudicam a autoestima. “O ambiente profissional é um lugar que pode nos trazer muita insatisfação, no entanto, para que isso seja minimizado, é importante estarmos num emprego que, ao mesmo tempo que nos sustente, nos traga amor. Muitos trabalham onde não gostam, não devemos ser assim”, ressalta a autora.

Histórico

Para as especialistas, ações negativas do passado que ficam marcadas no subconsciente podem interferir no futuro. “Quando o indivíduo passou por uma gestação problemática, por exemplo, as chances de problemas como separação ou rejeição acontecerem são maiores, pois ela já tem em seu subconsciente uma personalidade marcada e que consequentemente se abala mais facilmente com as situações que lhe atingem”, explica Arana.

Para ela, a separação dos pais também podem tornar a criança num adulto inseguro. “A infância é um momento importante e que contribui muito para a formação da personalidade de todos nós. Pais e professores são os maiores res,ponsáveis em garantir que a infância não traga consequencias mais tarde”, avalia.

Os dois livros serão lançados na livraria Saraiva do Shopping Crystal, às 19h. Encontro marcado com Jesus será amanhã, e Caminho para se conhecer e se harmonizar, de Arana, na quarta-feira. Aos que se interessarem pela parapsicologia, Arana promove, às terças-feiras, um curso de parapsicologia na Igreja das Mercês (Avenida Manoel Ribas, 966, Mercês, em Curitiba), das 15h até as 16h30. O curso é gratuito, basta levar um quilo de alimento.

Serviço

Caminho para se conhecer e se harmonizar (dir.), da odontopediatra, parapsicóloga e hipnóloga Ana Maria Fagundes Arana, será lançado na próxima quarta-feira, na livraria Saraiva do Shopping Crystal, às 19h. Aos que se interessarem pela parapsicologia, Arana promove, às terças-feiras, um curso de parapsicologia na Igreja das Mercês (Avenida Manoel Ribas, 966, Mercês, em Curitiba).