O jornalista, escritor e pesquisador do Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação da Universidade de São Paulo, Lucius de Mello, estará lançando na próxima terça-feira, na Livrarias Curitiba Megastore do Park Shopping Barigüi, seu novo livro A travessia da Terra Vermelha – Uma saga dos refugiados judeus no Brasil, às 19h.

Lucius de Mello atuou como repórter da TV Globo durante 14 anos, trabalhou no Canal Futura e também fez parte da equipe de jornalismo do Jornal do SBT. Sua estréia na literatura deu-se em 1987 com a publicação do livro de contos Um violino para os gatos.

Foi finalista do Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo nos anos 1997 e 1998 e do Prêmio Jabuti. O livro A travessia da Terra Vermelha conta a saga das famílias alemãs, judias e cristãs, que fugindo da guerra na Europa, refugiaram-se no Sul do Brasil, principalmente no Paraná, e fundaram a cidade de Rolândia, no norte do Estado. Para escrever o romance, o autor ouviu praticamente todos os descendentes diretos dos pioneiros no Brasil e na Alemanha. Foram quatro anos de pesquisa.

Durante o lançamento, será servido um coquetel, acompanhado de um animado bate-papo com o autor.