A Caixa Cultural Curitiba apresenta o projeto “Qual é a Graça?” do Lume Teatro, de 15 a 18 de outubro. Serão apresentados os espetáculos “La Scarpetta (Spettacolo Artístico)” e “O Não-Lugar de Ágada Tchainik”, além da demonstração técnica “Anjos Ridículos – O Palhaço e Seus Elementos”.

Os espetáculos representam diferentes facetas da pesquisa do trabalho de clown e do cômico desenvolvido pela companhia por meio do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp.

“La Scarpetta (Spettacolo Artístico)” é dirigido por Nani Colombaioni – o fantástico clown italiano, colaborador de Federico Fellini. Tem como temática o palhaço que trabalhando com fracassos transforma seus erros em Spettacolo Artistico. O espetáculo já foi apresentado em ruas, praças e picadeiros de circo na Espanha, Bolívia, Dinamarca, França, México, EUA e Itália.

Em “O Não-Lugar de Agada Tchainik” uma palhaça convida o público a segui-la, junto com seus “companheiros de estimação”, em sua viagem cheia de intempéries, onde a sobrevivência é tudo e cada passo é uma decisão agonizante a ser tomada. Esse trabalho é o resultado de um longo intercâmbio entre o Lume Teatro e Sue Morrison, diretora artística do Theatre Resource Centre em Toronto.

A programação conta também com a demonstração técnica “Anjos Ridículos – o palhaço e seus elementos” com Ricardo Puccetti. A demonstração aborda os aspectos básicos do processo de construção do clown pessoal: os elementos técnicos, as ações físicas, a relação com o público, o ritmo, o uso do figurino e a construção de gags e permite a participação de alguns artistas presentes.

Serviço:
Projeto “Qual é a Graça?”
Espetáculo: “O Não Lugar de Ágada Tchainik” – 15 e 16 de outubro
Espetáculo: “La Scarpetta (Spettacolo Artístico)” – 17 e 18 de outubro
Local: Teatro da Caixa
Horários: quinta a sábado 21h e domingo 19h
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba – PR
Bilheteria: 2118-5111 Horário: de terça a sexta das 12 às 19h, sábado e domingo das 16 às 19h.
Ingressos: R$ 10,00 (inteira), R$ 5,00 (meia)

Demonstração Técnica: “Anjos Ridículos – o Palhaço e Seus Elementos”
Local: Teatro da Caixa
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba – PR
Horário: domingo 14h
Ingressos: Entrada Franca