Mad Professor está em Curitiba desde terça-feira.

A convite do Grupo Djambi, o mestre mundial da música dub, Neil Fraser, mais conhecido como Mad Professor, veio a Curitiba para mixar oito músicas. Desde esta terça-feira, Mad Professor e Djambi estão ?internados? em estúdio para fazer novas versões de quatro músicas do grupo. As canções fazem parte do CD Pode crer que será lançado pelo Djambi neste verão.

As outras quatro músicas que serão mixadas são do grupo paulista de samba-rock Clube do Balanço. ?Estamos pesquisando e estudando música com um dos mais conceituados profissionais desta área. Para nós é um privilégio ter músicas mixadas por Neil Fraser?, conta Rodolpho Grani, vocalista do Djambi.

Dub

O dub reggae foi criado nos anos 70s por produtores e engenheiros de som jamaicanos. A palavra vem de doubling que, em inglês, significa dobrar, duplicar.

Apesar de ter mais de 30 anos, o sistema de mixagem está na moda em todo o mundo. Manipulando, remixando faixas pré-gravadas, transformando o som dos instrumentos através de efeitos, são criadas versões de gravações originais.

Mad Professor

Neil Fraser começou sua carreira como engenheiro de som, mas o ouvido apurado fez com que ele se tornasse um dos mais importantes profissionais da dub music no mundo. O apelido, foi dado por amigos que se impressionaram com seu talento. Nos anos 80s, Mad Professor montou seu próprio estúdio e lançou versões dub das músicas, Come back again do Sgt. Pepper, Young girl de Family Love e Love Power/Love on a two Way Street de Divinia Stone. Com a ajuda do ?professor maluco?, Sandra Cross, Pato Banton e outros artistas alcançaram o primeiro lugar nas rádios.

Djambi

De volta ao Brasil, depois da oitava turnê internacional, o Grupo Djambi foi direto para o estúdio e está lançando nos próximos meses o quinto CD da banda. Produzido por Emerson Antoniacomi, Pode crer está mais roots do que os CDs anteriores. A novidade é também resultado de um amadurecimento do grupo que está completando dez anos de estrada.