Foram mais de 25 mil inscrições, 500 testes presenciais, 75 candidatos (de dez estados brasileiros) chamados para cozinhar, 25 episódios, 21 competidores e apenas um ganhador, que será conhecido nesta terça-feira (23), na final da terceira temporada do MasterChef Brasil. Quem acompanhou todo o reality – ou pelo menos alguns episódios – soube da polêmica com a cabeça de porco, aprendeu onde fica a ostra do frango (!), aprendeu que café não é apenas bebida, mas ingrediente e “sofreu” com a pressão dos participantes após receber uma caixa misteriosa.

No episódio que vai ao ar, Bruna e Leonardo vão preparar um menu completo – entrada, prato principal e sobremesa. Mais de 850 pessoas acompanharão a final, que será transmitida ao vivo, dos estúdios da Band, na capital paulista.

O Paraná também esteve presente nesta edição do MasterChef. A cozinheira Thaiana Wosniak, de Guarapuava, estava indo bem até o episódio sobre o café, em que foi eliminada quando serviu uma sopa de cenoura, laranja e café, considerada pelos jurados como um preparo gorduroso e sem sabor do café.

Depois, foi a vez da chef paranaense Manu Buffara participar como convidada representando o Paraná, em uma prova em que os 12 cozinheiros amadores tiveram que criar um cardápio brasileiro que agradasse 27 chefs de 26 estados do país e do Distrito Federal. Manu votou na equipe azul que preparou um angu de milho para a entrada, moqueca de filhote no tucupi como prato principal e um sorvete de cachaça com biscoito de canela e calda de frutas amarelas para a sobremesa.

As provas de maior pressão, no entanto, eram as das caixas misteriosas. O primeiro desafio era preparar pratos usando os ingredientes da cesta básica. Outra caixa trazia apenas itens enlatados, como milho, ervilha, atum, feijão, abacaxi em calda, extrato de tomate, salsicha em conserva, pêssego e até lichia. Mas, a mais polêmica certamente foi a que trouxe uma cabeça de porco, o que não agradou muitos telespectadores. Em meio à discussão, quem acabou preparando o melhor prato com o ingrediente foi Vanessa Vagnotti, que fez bochechas de porco na cerveja com lentilha e cevadinha.

A terceira edição do reality também teve direito à famosa repescagem. Eles precisaram preparar três diferentes pratos que foram escolhidos pelos jurados Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella. Foram brioche com creme de queijo, ovo frito e aspargos, ravióli de lagostim com emulsão de sauterne e tableton recheado de doce de leite e chantilly. Gleice Simão e Fernando Bianchi voltaram à competição.

O grande vencedor vai ganhar R$ 150 mil em um cartão Visa, um Nissan Kicks zero quilômetro, uma bolsa de estudos na Le Cordon Bleu, em Paris, um kit completo de panelas, facas e eletroportáteis da Tramontina e o troféu de MasterChef. Os dois finalistas serão premiados com R$ 1 mil por mês, durante um ano, para compras com o cartão Carrefour. O segundo colocado também ganhará uma bolsa de estudos na Le Cordon Bleu Ottawa, no Canadá.