Morreu nesta terça-feira (19) a atriz Claudete Pereira Jorge. O corpo está sendo velado nesta quarta-feira (20), no saguão do auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão), em Curitiba.

O velório acontecerá até às 16h. A cerimônia de cremação será reservada apenas para os familiares. Ela tinha 62 anos. Era casada com o ator Nautilio Portela. Deixa uma filha, a atriz Helena Portela.

Claudete Pereira Jorge nasceu em Ponta Grossa e atuou por 40 anos como atriz, produtora e diretora teatral. Recebeu duas vezes o Prêmio Gralha Azul (principal premiação do teatro paranaense) como Melhor Atriz em 2000 e 2005, pelo trabalho em À Grega, de Steven Berkoff, e Pico na Veia, de Dalton Trevisan. As duas montagens tiveram direção de Marcelo Marchioro.

Pela peça À grega recebeu ainda o Prêmio Poty Lazzarotto de Melhor Atriz Coadjuvante. Foi convidada em 2006 para a abertura da 1ª Bienal de Arte Contemporânea de Salônica, na Grécia.

Em 2016, durante o Festival de Teatro de Curitiba, Claudete se apresentou no Teatro Londrina, no Memorial de Curitiba, com Ilíada, de Homero, na qual interpretava Medéia. Também atuou nos filmes Cafundó e em Manual Prático da Melhor Idade.