Foto: Anderson Tozato

O museu já abrigou mais de 100 exposições até hoje.

O Museu Oscar Niemeyer completa quatro anos em 2007. Para comemorar a data há uma programação extensa, com exposições de importantes artistas. Na data do aniversário do museu (próxima quinta-feira), as entradas serão gratuitas. Para começar, ontem (terça-feira, dia 20), foi será aberta a exposição do escultor uruguaio Pablo Atchugarry – O Espaço Plástico da Luz. As comemorações dos quatro anos vão continuar até dezembro. A última exposição do ano será de obras do artista mexicano contemporâneo Rodolfo Morales.

Nesses quatro anos de existência, o Museu Oscar Niemeyer já abrigou mais de 100 exposições e teve grande público em todos os anos. De acordo com a assessoria do museu, metade dessas pessoas teve acesso às obras sem pagar entrada. Muitas delas também puderam participar da ação educativa do local, que inclui monitorias realizadas para os grupos de visitantes agendados (com explicações sobre as obras) e oficinas (atividades desenvolvidas com os visitantes a partir dos conceitos das exposições).

Para completar as exposições de comemoração dos quatro anos, até dezembro serão abertas as mostras de Di Cavalcanti, do artista e escritor alemão Kurt Schwitters (um dos maiores artistas de vanguarda da primeira metade do século 20 e um dos principais do movimento dadaísta) e a mostra Oscar Niemeyer 10+100, exposição em comemoração aos 100 anos do arquiteto. Duas mostras internacionais de fotografia também fazem parte da programação: A Pele dos Filhos de Gea e Instantâneos da Felicidade.

História

A história do Museu Oscar Niemeyer inicia em 2002, quando o prédio deixou de abrigar algumas secretarias e ganhou um anexo, conhecido como Olho, criado por Niemeyer. Batizado de NovoMuseu, foi inaugurado em 2002. Em 2003, a administração do governo Requião assumiu a responsabilidade pelo museu. Em 2003, depois da necessidade da criação de uma Oscip (organização social civil de interesse público), o governador mudou o nome do museu para Oscar Niemeyer. Em 8 de julho de 2003, o local foi reinaugurado.

Serviço:

Exposições no Museu Oscar Niemeyer, de terça a domingo, das 10 às 18 horas. Os valores dos ingressos são de R$ 4 (adultos) e R$ 2 (estudantes). O telefone do museu é 3350-4400.