Foto: Chuniti Kawamura

O músico é um dos mais populares da Espanha e autor de famosas trilhas sonoras.

A 26.ª Oficina de Música de Curitiba traz à cidade muitos artistas renomados, de dentro e fora do país. Um deles é um dos músicos mais populares da Espanha, o gaiteiro Carlos Núñez, que chegou ontem a Curitiba. Hoje, o artista fará uma palestra no Salão Nobre do Colégio Estadual do Paraná, às 14h30. Ele vai falar um pouco sobre a música galega, do seu trabalho e das influências da música espanhola no Brasil. Curitiba também está sendo palco de uma pesquisa desenvolvida por Núñez, sobre as influências da música galega em outros países.

O músico deve desenvolver a pesquisa no Brasil durante um mês. Ele conta que está admirado com o grande número de artistas brasileiros que sabem tocar a gaita de fole. ?Acho que a Europa vai se surpreender com os resultados da nossa pesquisa, pois nunca imaginei que houvesse tanta influência da música galega aqui em Curitiba?, comenta. Ele diz que está encantado com a capital paranaense. ?A cidade lembra muito a Galícia. O clima, a temperatura, a magia. Estou me sentindo muito bem aqui?, diz. O cantor diz ainda que muitos elementos da música brasileira também lembram a sua terra natal, como a melodia e as letras.

As pesquisa de Núñez estão sendo registradas em CDs que são vendidos na Espanha. Em março ou abril ele deve voltar ao Brasil para gravar outro CD, desta vez com a pesquisa brasileira que está sendo desenvolvida não só em Curitiba, mas também no Rio de Janeiro, São Paulo e em outras cidades. Na última segunda-feira, Núñez também fez uma palestra em São Paulo.

Núñez é autor de muitas trilhas sonoras de filmes, como a de Mar adentro, Ry Cooder (de Buena Vista Social Club), Ryuichi Sakamoto (de O último imperador), entre outras. Ele já se apresentou com outros grandes cantores, como Bob Dylan, Joni Mitchel, The Who, Bom Jovi e Alice Cooper.

Serviço

Palestra com o músico espanhol Carlos Núñez, no Salão Nobre do Colégio Estadual do Paraná, hoje, às 14h30. Entrada franca.