Oscar Niemeyer, 104, segue internado no Hospital Samaritano, no Rio. Segundo boletim médico divulgado hoje, o estado clínico do arquiteto ainda requer cuidados e não há previsão de alta hospitalar.

Niemeyer havia sofrido uma piora na última segunda-feira, quando foi identificado um novo quadro de hemorragia digestiva.

De acordo com os médicos, o arquiteto permanece sob cuidados na Unidade Coronariana, mas está lúcido. O tratamento com hemodiálise e a fisioterapia respiratória seguem em curso.

Oscar Niemeyer foi internado no dia 2 de novembro por causa de uma desidratação, mesmo motivo que o levara, no início de outubro, a passar duas semanas no mesmo hospital.

Desta vez, ao ser hospitalizado, ele recebeu uma sonda gástrica, usada para alimentação. Nos dias posteriores, segundo o boletim, houve piora das funções renais e ele foi transferido para a Unidade Intermediária (UI).

É a terceira vez que Niemeyer é internado neste ano. Em outubro, ele havia ficado duas semanas no hospital por causa de uma desidratação. Recebeu alta no último dia 27.

Em maio, o arquiteto deu entrada com desidratação e pneumonia, com passagem pela UTI. Recebeu alta depois de 16 dias. Em abril de 2011, foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino. Na ocasião, ele ficou internado por 12 dias por causa de uma infecção urinária.