Três apresentações da 26ª Oficina de Música de Curitiba hoje, amanhã e sexta-feira, marcam a abertura ao público da sala de concertos da Capela Santa Maria, mais novo espaço cultural da cidade e sede da Camerata Antiqua de Curitiba. Restaurada pela Prefeitura de Curitiba, a Capela Santa Maria foi transformada numa sala de concertos para música de câmara com 278 lugares e também na sede da Camerata Antiqua de Curitiba.

Hoje, às 20h30, um recital de piano e música de câmara reúne algumas das principais atrações desta edição da Oficina de Música. Na primeira parte do programa, o pianista Luiz Senise executa Prelúdios para piano, de Claude Debussy. Na seqüência, os instrumentistas e professores Madeleine Mitchel (violino), Olga Kiun (piano), Carmelo de los Santos (violino), Susana Salas (violino), Alexandre Razera (viola) e Alexander Znachonak (violoncelo) tocam o Sexteto para cordas, de Ernest Chausson.

Na programação de amanhã, às 20h30, mais nomes de destaque no cenário musical estarão na Capela Santa Maria. Para executar Choro II, de Villa-Lobos, unem-se Cássia Lima (flauta) e Cristiano Alves (clarinete). A obra Bachiana IV, também de Villa-Lobos, terá Cássia Lima (flauta) e Francisco Formiga (fagote). O programa será encerrado com o Quinteto para clarinete e quarteto de cordas em Lá Maior, de Wolfgang Amadeus Mozart, a cargo de Carmelo de los Santos e Ubiratã Rodrigues (violinos), Alexandre Razera (viola), Kiril Bogatyrev (violoncelo) e Cristiano Alves (clarinete).

O concerto de sexta-feira, às 20h30, leva à Capela Santa Maria os alunos de Ópera Studio da Oficina de Música para interpretar árias de compositores da segunda metade do século 18 e princípio do século 19. Sob a direção cênica de Carlos Harmuch e preparação vocal de Marília Vargas, serão apresentados temas relacionados a personagens mágicos, com magos, feiticeiras, fantasmas e bruxas tirados de obras de Mozart, Haydn, Gluck, Cherubini, Donizetti e Grétry.

Serviço

26.ª Oficina de Música de Curitiba. Concertos na Capela Santa Maria (Rua Marechal Deodoro, 725). Datas e horários: hoje, às 20h30; amanhã, às 20h30; e sexta-feira, às 20h30. Ingressos: R$ 10 ou R$ 5 mais um quilo de alimento não perecível (para cada apresentação).