Nymphas abre comemorações  com lançamento de livro.

Um dos principais conjuntos vocais de Curitiba, o Grupo Nymphas, estará completando 30 anos de carreira em 2008. Um acontecimento desta ordem merece muita comemoração, e por isso as integrantes do conjunto resolveram iniciar desde já os eventos alusivos ao seu aniversário. Mara Fontoura, líder do Nymphas e escritora, preparou um livro contando a história do grupo desde a sua formação. Paralelamente à trajetória do grupo, o livro menciona muitos fatos, eventos e pessoas de Curitiba, registrando também parte da história musical da cidade neste período. Através dele fica-se sabendo, por exemplo, que Nosso jardim, disco de 1980, foi o primeiro CD produzido em Curitiba.

O livro traz muitas surpresas ao leitor como fatos pitorescos e principalmente situações hilárias vivenciadas pelo grupo. Foi o caso do show realizado no Colégio Estadual do Paraná em benefício do Instituto dos Cegos. Nele um coral de cegos também iria se apresentar e quando eles chegaram, percebeu-se que estavam usando roupas iguais às das Nymphas. No final da apresentação algumas pessoas foram ajudar o coral a descer e, na confusão, não se sabia mais quem era cego ou não.

Outra boa história foi a do primeiro show no Guairão para o lançamento do compacto do grupo. Com o teatro lotado, na hora do ?lançamento? propriamente dito, como era costume, os artistas arremessavam o disco para a platéia. Empolgada, a Mara jogou o compacto com tanta força que ele espatifou-se contra a parede. O livro narra ainda o encontro das Nymphas com grandes nomes da música brasileira como o MPB-4, Cida Moreira, Fátima Guedes e Elza Soares, entre outros. Aliás, Mara confessa que o Magro, do MPB-4, foi a primeira pessoa a orientá-la sobre a possibilidade do grupo incrementar seu trabalho com mais harmonias. Sem entender muito bem a que ele se referia, Mara resolveu estudar harmonia e contraponto na Escola de Música e Belas Artes, transformando-se depois numa das principais arranjadoras vocais de Curitiba.

Show de lançamento do livro

As comemorações de aniversário iniciam no próximo dia 6 de junho, no Teatro do Paiol, com o show de lançamento do livro Grupo Nymphas 30 anos. O livro traz encartado quatro CDs, sendo duas reedições de LPS (Grupo Nymphas e Tons e Batons), uma coletânea de participações do grupo em trabalhos diversos e um CD inédito, o Consonância, que além de regravações de músicas representativas dos 30 anos, inclui também algumas canções inéditas. No show elas apresentarão um pouco de tudo isto.

Em sua atual formação, o Grupo Nymphas traz Carminha (Carmen Bakker da Silveira), Tina (Cristina Soto de Bakker), Soraya Tuma, Miroko (Miriam Lau), Rosa Lídia Franco Ploner, Rosa Maria Michels Fontoura, Cris (Cristina Lemos) e Mara (Maria Ivete Fontoura). Além delas, o show contará com as participações dos músicos Charmak (bateria), Ricardo Saporski (baixo), Beline Sidral (percussão), Álvaro Ramos (violão de nylon) e Beto Dias (violão de aço, guitarra e cavaquinho).

Serviço: 

Show de lançamento do livro Grupo Nymphas 30 anos. Teatro do Paiol, dia 6 de junho, às 20h30. Ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00.